Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular

Autores

  • Maria Tereza Esteban UFF - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto aborda a dinâmica pedagógica na escola pública que recebe crianças das classes populares. Refletindo sobre as relações estabelecidas pelas crianças com o cotidiano escolar, discute o método de estudo e pesquisa no cotidiano, com referência nos paradigma da complexidade e indiciário e no conceito de rigor flexível. Explorando caminhos percorridos, sublinha possibilidades de conexão entre a escola pública e a educação popular. As noções de ambivalência, fronteira, conhecimento-regulação,  conhecimento-emancipação, heterogeneidade, silenciamento, educação como prática libertadora orientam a análise que vai tecendo
essas possibilidades. Considerando a experiência das classes populares fortemente marcada por golpes e privações, mas também por partilha e solidariedade, o conceito de resiliência é destacado como um dos fios que fortalecem
a potencialidade da escola pública comprometida com os segmentos sociais excluídos.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Esteban, M. T. (2004). Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular. Perspectiva, 22(1), 127–144. https://doi.org/10.5007/%x