Rede de citações em pesquisas com Lesson Study no Mercosul: uma análise no I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101028

Palavras-chave:

Referências, Estudo de aula, Análise de grafo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar qual a rede de citações de autores em pesquisas que utilizam o processo formativo pautado no Lesson Study em Matemática, nos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Para isto, realizamos uma busca por artigos publicados nos Anais do I SILSEM (Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática). O evento foi organizado em parceira com duas instituições brasileiras (Universidade de Brasília – UnB e Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), de forma on-line, em 2021, e contou com a participação de 937 (novecentos e trinta e sete) pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores de diferentes locais do mundo. A busca constatou um total de 37 (trinta e sete) artigos pertencentes aos países do Mercosul. Com este total, construiu-se um grafo, com o software Gephi, para realizar as análises de autorias e citações. Constatou-se que não há trabalhos pertencentes a qualquer outro país do Mercosul, que não seja o Brasil, e que dentre estes há uma formação inicial de grupos pequenos de referências e de autorreferências no contexto da Lesson Study na região latino-americana, o que demonstra a importância e relevância desta pesquisa, bem como de sua continuação para as próximas edições do evento.

Biografia do Autor

Joel Staub, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PRPGEM. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECM, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil.

Luani Griggio Langwinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Paraná, Brasil – Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação (PPGECEM), Santa Terezinha de Itaipu, Paraná, Brasil.

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, SP, Brasil. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), UNIOESTE, campus de Cascavel. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM).

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, SP, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), UNIOESTE, campus de Cascavel. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM).

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Staub, J., Langwinski, L. G., Bezerra, R. C., & Caetano, R. S. (2025). Rede de citações em pesquisas com Lesson Study no Mercosul: uma análise no I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM. Perspectiva, 43(4), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101028

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua