Vinicius de Moraes: o poeta que vive há 110 anos de poesia e música no coração das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101134

Palavras-chave:

Poesia, Vinicius de Moraes, Estágio

Resumo

O presente estudo realizou-se em comemoração aos 110 anos que o poeta e diplomata Vinicius de Moraes completaria no ano de 2023. Busca-se refletir os atravessamentos propostos pela poesia e música de Vinicius de Moraes em discentes de uma turma de 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do semiárido baiano, durante o processo de pesquisa e estágio supervisionado. Para tanto, ancora-se na abordagem qualitativa, na ótica de análise dos fenômenos educacionais (Pádua, 2016). A presente pesquisa utilizou o grupo focal (Gatti, 2005) como meio para possibilitar uma produção científica a partir da visão das crianças. As atividades de pesquisa e estágio são fruto de um trabalho interdisciplinar que teve como ponto de partida o livro A arca de Noé de Moraes (2002). Assim, há uma concisa biografia de Vinicius de Moraes pela visão das crianças e seus aprendizados no cotidiano da regência do estágio. Seguindo o convite de Vinicius de Moraes (1991) de viver em um mundo de poesia e música, são tecidas reflexões sobre o conceito de poesia segundo os/as colaboradores/as. Por fim, compreende-se que as poesias de Vinicius de Moraes (2002) representam uma ferramenta eficaz para despertar nas crianças o encantamento pela palavra escrita. Com temas acessíveis e uma musicalidade convidativa, seus poemas facilitam a identificação e promovem uma relação prazerosa com a leitura. Desta forma, a poesia de Moraes transforma a palavra escrita em uma experiência estética, favorecendo o amadurecimento de um vínculo afetivo com o gênero literário.

Biografia do Autor

Joanita Moura da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Departamento de Educação (DEDC) Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil (Campus VII). Doutora e Mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). 

David Lucas Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia pelo Departamento de Educação (DEDC) Universidade do Estado da Bahia, UNEB, BrASIL (Campus VII). Mestrando especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil, (Campus III).

Bruno Jadson Jardelino Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).  Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vince (Uniasselvi). Especializando em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Alcance (FAAL). Especializando em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Alcance (FAAL). Membro da International Gramsci Society (IGS-Br). 

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Silva, J. M. da, Silva, D. L. O. da, & Gomes, B. J. J. (2025). Vinicius de Moraes: o poeta que vive há 110 anos de poesia e música no coração das crianças. Perspectiva, 43(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101134

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua