Vinicius de Moraes: o poeta que vive há 110 anos de poesia e música no coração das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101134Palavras-chave:
Poesia, Vinicius de Moraes, EstágioResumo
O presente estudo realizou-se em comemoração aos 110 anos que o poeta e diplomata Vinicius de Moraes completaria no ano de 2023. Busca-se refletir os atravessamentos propostos pela poesia e música de Vinicius de Moraes em discentes de uma turma de 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do semiárido baiano, durante o processo de pesquisa e estágio supervisionado. Para tanto, ancora-se na abordagem qualitativa, na ótica de análise dos fenômenos educacionais (Pádua, 2016). A presente pesquisa utilizou o grupo focal (Gatti, 2005) como meio para possibilitar uma produção científica a partir da visão das crianças. As atividades de pesquisa e estágio são fruto de um trabalho interdisciplinar que teve como ponto de partida o livro A arca de Noé de Moraes (2002). Assim, há uma concisa biografia de Vinicius de Moraes pela visão das crianças e seus aprendizados no cotidiano da regência do estágio. Seguindo o convite de Vinicius de Moraes (1991) de viver em um mundo de poesia e música, são tecidas reflexões sobre o conceito de poesia segundo os/as colaboradores/as. Por fim, compreende-se que as poesias de Vinicius de Moraes (2002) representam uma ferramenta eficaz para despertar nas crianças o encantamento pela palavra escrita. Com temas acessíveis e uma musicalidade convidativa, seus poemas facilitam a identificação e promovem uma relação prazerosa com a leitura. Desta forma, a poesia de Moraes transforma a palavra escrita em uma experiência estética, favorecendo o amadurecimento de um vínculo afetivo com o gênero literário.
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