Um cenário sobre a pesquisa MTSK, literatura infantil e matemática (2004 a 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e102002

Palavras-chave:

Educação atemática, Estado da arte, MTSK, Educação infantil

Resumo

Este artigo busca identificar as características teórico-metodológicas das teses e dissertações publicadas no Portal de Periódicos da Capes, no Banco de Teses e Dissertações da Capes, e nas plataformas internacionais Scopus e Web of Science, que abordam a matemática em intersecção com a literatura infantil bem como o Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK). Desenvolveu-se uma pesquisa de “Estado da Arte” nas edições disponibilizadas online de 2004 até 2023 e constatou-se a existência de 49 trabalhos relacionando Matemática, Literatura Infantil e Educação Infantil, e 18 trabalhos relacionando MTSK e Educação Infantil, entre os quais estão artigos, resumos e dissertações. Por meio deste levantamento foi possível identificar as principais instituições e pesquisadores que investigam esta área e publicam parte de seus trabalhos nas referidas plataformas. A categorização dos trabalhos revelou que os focos temáticos com maior número de trabalhos submetidos foram “Analisar determinados livros ou tipos de livro para abordar matemática”, e “Discutir o conhecimento revelado por professores a respeito de algum tema matemático”. Identificou-se ainda que o conteúdo matemático mais abordado foi a Geometria, e as lacunas mais identificadas pelo MTSK estavam relacionadas ao Knowledge of Topics (KoT), constituindo-se assim o panorama das pesquisas sobre MTSK, Literatura Infantil e Educação Infantil para os trabalhos encontrados nas plataformas analisadas.

Biografia do Autor

Lilian Siqueira e Angelico, Secretaria Municipal de Educação de Dourados

Mestranda no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, MS, Brasil, (PPGECMAT-UFGD), Graduada em Pedagogia na Universidade Federal da Grande Dourados, Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente Participa do grupo de Pesquisa TeiaMat - Teia de Pesquisas em Educação Matemática UFGD/CNPQ. Trabalha com matemática em intersecção com a literatura infantil, contação de histórias infantis e ilustrações digitais para livros de literatura infantil.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) Membro da Diretoria Nacional da SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Diretora Brasil da Rede MTSK. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia. Foi chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva (2020-2021) Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Foi editora chefe da Tangram Revista de Educação Matemática (2018 -2023). É editora chefe da Educação Matemática em Revista (2022). Atualmente atua como professora permanente do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Referências

ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA, Aldrin Cleyde da. Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto: Uma Formação para o Ensino de Matemática. Revista Educação - UNG-Ser, ES., v.14, n. 1, p.67-74. 2019. DOI 10.33947/1980-6269-v14n1-3760. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3760/2688. Acesso em 20 jan. 2024.

ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA, Aldrin Ckeyde da ; JESUS, Patricia dos Santos de. Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. Roteiro, Joaçaba, 2021, v. 46, n. 1, p.e23794. jan./dez. 2021. DOI 10.18593/r.v46i.23794. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23794 . Acesso em: 20 jan. 2024.

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Literatura infantil promovendo conhecimento docente e desenvolvimento de noções matemáticas. Educação & Linguagem, [S.I.], v. 20, n. 1, p.29-45, jan/jun. 2017. DOI:10.15603/2176-1043/el.v20n1p29-45. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/8715. Acesso em: 16 dez. 2023.

ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007. DOI 10.1590/ S1517- 9702200 7000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8gDXyFChcHMd5p6drYRgQSn /abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.

ANDERSON, An, ANDERSON, Jim; e SHAPIRO, Jon. Mathematical Discourse in Shared Storybook Reading. Journal for Research in Mathematics Education, [S.I.], v. 35, n. 1, p. 5–33, 2004. DOI 10.2307/3003480. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30034801. Acesso em 20 jan. 2024.

AN, Song; TINAJERO, Josefina; TILLMAN, Daniel; e KIM, So Jung.Preservice Teachers' Development of Literacy-Themed Mathematics Instruction for Early Childhood Classrooms. International Journal of Early Childhood, 2019, v. 51, n. 1, p. 41-57, abr. 2019. DOI 10.1007/s13158-019-00232-9. Disponível: https://link.springer.com/article/10.1007/s13158-019-00232-9. Acesso em: 20 jan. 2024.

ARNOLD, Denise Soares. Matemáticas Presentes Em Livros De Leitura: Possibilidades Para A Educação Infantil. Orientadora: Andréia Dalcin. 2016. 241 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BRAGA, Laudelina; DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa. A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização. Revista Polyphonía, Goiânia, 2013, v. 23, n. 1, jan/jun. 2012. DOI 10.5216/rp.v23i1.26698. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26698. Acesso em: 22 jan. 2024.

BJORKLUND, Camilla; PALMER, Hanna. Teaching toddlers the meaning of numbers-connecting modes of mathematical representations in book reading. Educational Studies in Mathematics, 2022, v. 110, n. 3, p.525-544, Jul. 2022. DOI 10.1007/s10649-022-10147-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-022-10147-3. Acesso em: 22 jan. 2024.

BJORKLUND, Camilla; PALMER, Hanna. Enhancing Swedish Toddlers' Learning Opportunities Through Interactions with Pictures and Narrative Designed for Numerical Learning Purposes. Early Childhood Education Journal, [S.I.], ago. 2023. DOI 10.1007/s10643-023-01556-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-023-01556-x. Acesso em: 20 jan. 2024.

CARDENAS, Janeth Amparo; CACERES, Maria José. Exploring conceptions of students to be early childhood teachers about mathematics teachers' professional knowledge. In L. J. Rodriguez-Muniz, L. Muniz-Rodriguez, A. Aguilar-Gonzalez, P. Alonso, F. J. G. Garcia & A. Bruno (Org.), Investigacion En Educacion Matematica XXII, Gijón: SEIEM, 2018, p.191-200.

CARRILLO, José; CLIMENT, Nuria; CONTRERAS, Luis Carlos; MONTES, Miguel Ángel; ESCUDERO, Dinazar; e MEDRANO, Eric Flores. Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CARVALHO, Regiane Perea. A literatura infantil e a matemática: um estudo com alunos de 5 e 6 anos de idade da educação infantil. Orientadora: Ana Lucia Manrique. 2010. 117 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010.

CASEY, Beth M.; KERSH, Joanne E.; YOUNG, Jessica Mercer. Storytelling sagas: an effective medium for teaching early childhood mathematics. Early Childhood Research Quarterly, [S.I.], v. 19, n. 1, p. 167-172. 2004. DOI 10.1016/j.ecresq.2004.01.011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0885200604000134. Acesso em 22 jan. 2024.

CASSIMIRO, Sílvia Regina da Silva; ALENCAR, Edvonete Souza de. Formar professores para ensinar medidas de tempo com a literatura na educação Infantil na pandemia. Orientadora: Edvonete Souza de Alencar. 2022. 87 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, 2022.

CASSIMIRO, Silvia Regina Silva; ALENCAR, Edvonete Souza; FLOR, Anildo Soares; SILVA, Gerciane Gercina Araujo. O conhecimento especializado do professor que ensina medidas de tempo na Educação Infantil: um caso formativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.I.] . v. 12, n. 6, p. 1–25, dez. 2021. 10.26843/rencima.v12n6a24.

CONCEIÇÃO, Silvania Couto da. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização . Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro. 2019. 141 p. Dissertação (Mestrado en Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

CONCEIÇÃO, Silvania Couto; RIBEIRO, Carlos Miguel Da Silva. Conhecimento Especializado de Futuros Professores da Educação Infantil no âmbito do Paralelismo entre Retas. Revista Educação - UNG-Ser, ESP., v. 14, n.1, p. 75. 2019. DOI 269-v14n1-3744. Disponível em; http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3744/0. Acesso em 12 dez. 2023.

CRUZ, Hilda Souza da. O Sentido Espacial Na Literatura Infantil. Orientadora: Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

CUNHA, Aline Vieira da. Guardados do Baú da vovó: sobre matemática, contação de histórias e a construção do conceito de número. 2019. 63 f. Orientador: Rafael Montoito Teixeira. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, 2019.

CUNHA, Aline Vieira da ; MONTOITO, Rafael. A matemática dos contos de fadas: a construção do conceito de correspondência a partir da contação de histórias infantis. Ciência & Educação, Bauru,v.28, p.1-13, e22045, 2022. DOI 10.1590/1516-731320220045. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gkPfRQ9ctPhjRBkQt54TZGB/. Acesso em: 17 jan. 2024.

DOICHE SAVOY, Erica; ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado de professoras de Educação Infantil no âmbito da classificação em matemática em um contexto de formação continuada. Revista Chilena de Educación Matemática, [S.I.], v. 13, n. 3, p. 103-115, set/dez. 2021. DOI 10.46219/rechiem.v13i3.94. Disponível em: https://www.sochiem.cl/revista-rechiem/index.php/rechiem/article/view/94. Acesso em: 16 de jan. 2024.

DUNPHY, Liz. A picture book pedagogy for early childhood mathematics education. In: MacDonald, A., Danaia, L., Murphy, S. (eds) STEM Education Across the Learning Continuum. Springer, Singapore. p. 67–85, 2020.

ELIA, Iliada; VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, Marja; GEORGIOU, Alexia. The Role of Pictures in Picture Books on Children's Cognitive Engagement with Mathematics. European Early Childhood Education Research Journal, [S.I.], v. 18, n. 3, p. 125-147, set. 2010. DOI 10.1007/978-94-007-6440-8_12. Disponível em: http://www.informaworld.com/smpp/title~content=t776628938. Acesso em: 27 nov. 2023.

FAGBOLA, Bolanle Oluyemisi; ONASANYA, Babatunde Oluwaseun. The Perception of Teachers on the Quality of Primary School Mathematics Textbooks in Oyo State, Nigeria. In: Sarasola Sánchez-Serrano, J., Maturo, F., Hošková-Mayerová, Š. (org.). Qualitative and Quantitative Models in Socio-Economic Systems and Social Work. Studies in Systems, Decision and Control, 2020, v. 208, p. 183–192.

FLEVARES, Lucia M.; SCHIFF, Jamie R. Learning mathematics in two dimensions: a review and look ahead at teaching and learning early childhood mathematics with children's literature. Frontiers in Psychology, [S.I.], v. 5, n. 459, 2014. DOI 10.3389/fpsyg.2014.00459. Disponivel em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2014.00459/full. Acesso em 20 jan. 2024.

GONZALEZ, Alba Prieto; GONZALEZ, Alvaro Aguilar. MTSK in the initial training of teachers in early childhood education for the design of activities. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, Espanha,. v. 8, n. 2, p. 109-133, 2019.

HINTZ, Allison; SMITH, Antony T. Mathematizing Read-Alouds in Three Easy Steps. The Reading Teacher, [S.I.], v. 67, n. 2, p. 103-108, 2013. DOI 10.1002/TRTR.1182. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/TRTR.1182. Acesso em 25 jan. 2024.

HOJNOSKI, Robin; POLIGNANO, Joy; e COLUMBA, Helen Lynn. Increasing Teacher Mathematical Talk During Shared Book Reading in the Preschool Classroom: A Pilot Study. Early Education and Development, [S.I.], v. 27, n. 5, p. 676-691, 2016. DOI 10.1080/10409289.2016.1102018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10409289.2016.1102018. Acesso em: 15 dez. 2023.

JESUS, Patrícia dos Santos de. A Literatura Infantil para o Ensino de Simetria a Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Sequência Didática Formativa. Orientadora: Edvonete Souza de Alencar. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Matemática) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2021.

LIVY, Sharyn; MUIR, Tracey; TRAKULPHADETKRAI, Natthapoj Vincent; LARKIN, Kevin. Australian primary school teachers’ perceived barriers to and enablers for the integration of children’s literature in mathematics teaching and learning. Journal of Mathematics Teacher Education, [S.I.], v. 26, p. 5–26, set. 2021. DOI 10.1007/s10857-021-09517-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10857-021-09517-0. Acesso em: 18 dez. 2023.

LUZ, Camila Fernanda Pereira da; ALENCAR, Edvonete Souza de. O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental. Revemop, Ouro Preto, v. 2, p. e202022, dez. 2020. DOI 10.33532/revemop.e202022. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4422. Acesso em: 22 jan. 2024.

MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: a análise de uma impregnação mútua. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MEIRELES, Débora Mares. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais. Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro. 2021. 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

McGUIRE, Patrick; HIMOT, Breanna; CLAYTON, Grant; YOO, Monica; LOGUE, Mary Ellin. Booked on Math: Developing Math Concepts in Pre-K Classrooms Using Interactive Read-Alouds. Early Childhood Educ, [S.I.], v. 49, p. 313–323, 2021. DOI 10.1007/s10643-020-01073-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-020-01073-1. Acesso em: 27 nov. 2023.

MONTOITO, Rafael ; CUNHA, Alie Vieira da. Era uma vez, um, dois, três: estudos sobre como a literatura infantil pode auxiliar no ensino da construção do conceito de número. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, 2020, v. .22, n. 1, p. 160-184, 2020. DOI 10.23925/1983-3156. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/43602. Acesso em: 27 nov. 2023.

MONTOITO, Rafael; CUNHA, Aline Vieira da; WEISSHEIMER, Raquel Fensterseifer. Criando e ressignificando histórias infantis para o ensino de matemática nos anos iniciais: relatos de pesquisas. Revista Educação matemática em pesquisa: perspectivas e tendências, [S.I.], v.1, p. 83-106, 2012. DOI 10.37885/201202489. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/201202489.pdf. Acesso em 27 nov. 2023.

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; e WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S.I.] v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p126-133. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4579 . Acesso em: 16 jan. 2024.

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes, ALENCAR, Edvonete Souza de. Pesquisa e formação docente com MTSK em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Research, Society and Development, [S.I.], v. 9, n. 4, mar. 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i4.2885. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2885 . Acesso em: 23 jun. 2023.

MUNOZ-CATALAN, Maria Cinta; RAMIREZ-GARCIA, Monica; JOGLAR-PRIETO, Nuria; CARRILLO-YANEZ, Jose. El conocimiento especializado del profesor de educacion infantil para fomentar el pensamiento algebraico a partir de una tarea de descomposicion aditiva. Journal for the Study of Education and Development, [S.I.], v. 45, n. 1, p. 37–80, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8277347. Acesso em 22 nov. 2023.

NURNBERGER-HAAG, Julie. A Cautionary Tale: How Children's Books (Mis)Teach Shapes. Early Education and Development, [S.I.], v. 28, n. 4, p. 415-440, nov. 2016. DOI 10.1080/10409289.2016.1242993. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10409289.2016.1242993. Acesso em: 17 jan. 2024.

NURNBERGER-HAAG, Julie; ALEXANDER, Anita N.; POWELLl, Sarah R. What counts in number books? A content-domain specific typology to evaluate children's books for mathematics. Mathematical Thinking and Learning, [S.I.], v. 23, n. 2, p. 145–169, 2021. DOI 10.1080/10986065.2020.1777365. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10986065.2020.1777365. Acesso em 23 jun. 2023.

NURNBERGER-HAAG, Julie; SCHEURERMANN, Amy; McTEER, Janis S. A Field Guide to Whole Number Representations in Children's Books. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), [S.I.], v. 9, n. 4, p. 697-727, 2021. DOI 10.46328/ijemst.1681. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1319719.pdf. Acesso em 23 jun. 2023.

PALHARES, Pedro; AZEVEDO, Fernando. Uma proposta de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil em contexto de Jardim de Infância. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, [S.I.], v. 5, n. 1, p. 15-24, 2010. DOI 10.5007/1981-1322.2010v5n1p15. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2010v5n1p15. Acesso em; 16 jan. 2024.

PEDRO MARTIN-DIAZ, Juan; MONTES, Miguel. Conocimiento especializado para la enseñanza a través de la formulación de problemas en educación infantil. Uniciência, [S.I.] , v. 36, n. 1, p. 1-19, jan/dez. 2022. DOI 10.15359/ru.36-1.37. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2215-34702022000100569. Acesso em 18 jan. 2024.

PERTICARRARI, Amanda Liz Pacífico Manfrim; PRADO, Giovanna Pereira Victorelli do; QUEIROZ, Bianca Caroline Pires de; RAMOS, Danielle Vaccari; MEYER, Andreia da Silva; PERUZZI, Nelson José. Atividades Lúdicas Como Ferramenta Para O Ensino De Matemática Na Educação Infantil. Revista Foco, [S.I.],2023, v. 16, n. 5, p. e1731, mai. 2023. DOI 10.54751/revistafoco.v16n5-004. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1731. Acesso em: 18 dez. 2023.

PINTON, Evonete Cristina. Conhecimento Especializado de Futuros Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais no Tópico de Medida de Comprimento. Orientador Carlos Miguel da Silva Ribeiro. 2021. 98 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

PLICASTRO, Milena Soldá; ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento Especializado Revelado por Professores da Educação Infantil dos Anos Iniciais no tema de Medida de Comprimento e sua Estimativa. Espaço Plural, [S.I.],v. 18, n. 36, p. 123–154, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/ 19714. Acesso em: 25 jun. 2023.

POLICASTROS, Milena Soldá; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetiké, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021020, 2021. DOI 10.20396/zet.v29i00.8661906. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661906. Acesso em: 06 jul. 2023.

POLICASTRO, Milena.; RIBEIRO, Miguel. Uma Caracterização Do Conhecimento Especializado Do Professor De Matemática Da Educação Infantil E Anos Iniciais Em Tópicos De Medida. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, [S.I.],v. 26, n. 1, p. 101–136, mar. 2023. DOI 10.12802/relime.23.2614. Disponível em: https://relime.org/index.php/relime/article/view/256 . Acesso em: 25 jun. 2023.

PURPURA, David J.,O'REAR, Connor D., ELLIS, Alexa; LOGAN, Jessica A. R.; WESTERBERG, Lauren; EHRMAN, Patrick; KING, Yemimah A.; VANDER Tuin, Mackenna; NORDGREN, Inga; ANDERSON, Kirsten; COSSO, Jimena; ZIPPERT, Erica; NAPOLI, Amy R.; HORNBURG, Caroline Byrd; SCHMITt, Sara A.; DOBBS-OATES, Jennifer. Unique and Combined Effects of Quantitative Mathematical Language and Numeracy Instruction Within a Picture Book Intervention: A Registered Report. Journal of Educational Psychology, [S.I.], v. 116, n. 1, p. 1-19, nov. 2024. DOI doi.org/10.1037/edu0000820. Disponível em:https://psycnet.apa.org/record/2024-23203-001 . Acesso em: 21 jun. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin.; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, set/dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 21 jun. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil:um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Orientadora: Marli Eliza D. A. de André. 2002. 147 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

RUIZ, Elsa C., THORNTON, Jenifer Salter; e CUERO, Kimberley K. Integrating literature in mathematics: A teaching technique for Mathematics teachers. University of Texas at San Antonio School Science, 2010, disponível em http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/DISCUSSÕES/Integrating%20Literature.pdf. Acesso em 16 jan. 2024.

SAGRILO, Ana Paula Bolsan ; ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA, Aldrin Cleyde da. A formação de professores de educação infantil para ensinar matemática em livros didáticos do PNLD 2019. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, e022123, jan./dez. 2022. DOI 10.22633/rpge.v26i00.15749. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15749 . Acesso em: 18 jan. 2024.

SPLINTER, Suzanne Elise; DEPAEPE, Fien; VERSCHAFFEL, Lieven; TORBEYNS, Joke. A teacher's choice: Preschool teachers' selection and use of picture books for mathematics instruction. Early Childhood Research Quarterly, [S.I.], v. 66, p. 135-146, 1st. quarter, 2024. DOI 10.1016/j.ecresq.2023.10.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0885200623001230. Acesso em: 12 dez. 2023.

SAVOY, Erica Denise Januário Doiche. Conhecimento Especializado do Professor da Educação Infantil no âmbito da Classificação. Orientadora Alessandra Rodrigues de Almeida, Coorientador Carlos Miguel da Silva Ribeiro, 2021, 111 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2021.

SEGAL-DRORI, Ora; KALMANOVICH, Liron Ben Haim; SHAMIR, Adina. Electronic Book for Promoting Emergent Math: A Comparison Between Kindergarteners at Risk for Learning Disabilities and With Typical Development. Journal of Educational Computing Research, [S.I.], v.57, n.4, p. 954-977, 2019. DOI 10.1177/073563311876945. Disponível em:https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0735633118769459 . Acesso em: 16 jan. 2024.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational. American Educational Research Association, [S.I.], v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986. DOI 10.2307/1175860. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1175860. Acesso em 12 jun. 2023.

SILVA, Claudionor Renato da. Johan Huizinga e o conceito de lúdico: contribuição da filosofia para a literatura infantil matemática. Educación, Lima, Peru, v. 27, n. 52, p. 140-159, mar. 2018. DOI 10.18800/educacion.201801.008. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1019-94032018000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.

SILVA, Claudionor Renato da. Literatura com conteúdo(s) matemático(s) na perspectiva do Mateludicando. Revista Educação e Emancipação, São Luis, v. 12, n. 1, p.227-249, 2019. DOI 10.18764/2358-4319.v12n1p227-249. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10754. Acesso em: 21 nov. 2023.

SILVA, Claudionor Renato da. Mateludicando na educação infantil: um modelo de prática pedagógica para crianças pequenas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, 2015, v. 10, n. 1, p. 183 -198, 2015. DOI 10.5007/1981-1322.2015v10n1p183. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10 n1p183. Acesso em: 21 nov. 2023.

SILVA, Maria Kenia Firmino da. Literatura Infantil e Educação Matemática na Educação Infantil: atuações pedagógicas, inspiradas em histórias infantis, com múltiplas linguagens e o voo de crianças bem pequenas. Orientador: Paulo Meireles Barguil. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, n.37, p.955-975, dez. 2010.

SOUZA, Antonio Carlos de; ASSUNÇÃO, Daiane Silva. Histórias, trajetórias e Insubordinação Criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v.8, n.4, p. 120-132, dez. 2017. DOI 10.26843/rencima.v8i4.1498. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1498.Acesso em 25 jun.2023.

STITES, Michele L.; GURSOY, Hatice; COSGUN, Aysegul Akinci; SONNENSCHEIN, Susan. Preschool Classroom Libraries in Turkey: Are They Used to Support Early Mathematics Skills? Education Sciences, [S.I.], v. 12, n. 387. 2022. DOI 10.3390/ educsci1 2060387. Disponível em: https://acikerisim.aksaray.edu.tr/xmlui/handle/20.500.12451/9643 . Acesso em 18 jan. 2024.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, Marja; VAN BOOGAARD, Sylvia; e DOIG, Brian. Picture Books Stimulate the Learning of Mathematics. Australasian Journal of Early Childhood, [S.I.], v. 34, n. 3, p. 30-39, 2009. DOI 10.1177/183693910903400305. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/183693910903400305. Acesso em 18 jun. 2023.

VIEIRA, Fabiana dos Santos; MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa. Vamos ouvir uma história? Possibilidades metodológicas para o desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil. Revista de Educação Matemática (Online), São Paulo, 2022, v. 19, n. 1, p. 1-22, e022065, ago. 2022. DOI 10.37001/remat25269062v19id626. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/94. Acesso em: 25 nov. 2023.

WARD, Jenna M.; MAZZOCCO, Michele M.; BOCK, Allison M.; PROKES, Nicole A. Are content and structural features of counting books aligned with research on numeracy development? Early Childhood Research Quarterly, [S.I.], v. 39, p.47-63, 2nd quarter, 2017. DOI 10.1016/j.ecresq.2016.10.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0885200616301466. Acesso em 18 jan.2024.

WIJINS, Nore; PURPURA, David; TORBEYNS, Joke. Stimulating Preschoolers' Repeating Patterning Ability by Means of Dialogic Picture Book Reading. Journal of Educational Psychology, [S.I.], v. 115, n. 5, p. 732–746, 2023. DOI 10.1037/edu0000756. Disponivel em: https://psycnet.apa.org/record/2022-76047-001. Acesso em 23 jun. 2023.

YILMAZ, Melek Merve; COSGUN, Aysegul Akinci; e PALA, Sengul. A study of mathematical content provided in illustrated children 's books. Eurasian Journal of Educational Research, [S.I.], v. 17, n. 69, p. 159-175, 2017. DOI. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/ejer/issue/42462/511450. Acesso em: 25 jun. 2023.

YOUNG-LOVERIDGE, Jennifer M. Effects on early numeracy of a program using number books and games. Early Childhood Research Quarterly, v.19, n.1, p. 82-98, 2004. DOI 10.1016/j.ecresq.2004.01.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S088520060400002X.Acesso em 25 jun.2023.

YOUNG, Terrell A.; MONROE, Eula Ewing; ROTH-McDUFFIE, Amy. Picture Book Biography Read-Alouds and Standards for Mathematical Practice. Reading Teacher, v. 75, n. 2, p.135-146, set/out. 2021. DOI 10.1002/trtr.2019. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.2019?af=R. Acesso em: 22 jan. 2024.

YOVA, Frederique C.; WILSON, Jonee; WALKOWIAK, Temple A. Exploring early mathematics through picturebooks: A case study in the context of Head Start. Journal of Early Childhood Research, v. 22, n. 1, p. 33-46, 2023. DOI 10.1177/1476718X231186617. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1476718X231186617. Acesso em 16 jan. 2024.

ZACARIAS, Eloísa ; MORO, Maria Lucia Faria. A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Educar em revista, Curitiba, n. 25, p.275-299, jun. 2005. DOI 10.1590/0104-4060.377. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RKJktyz4t6Ch6Gy8hQQRTVb/ abstract/?lang=pt.Acesso em 23 jun.2023.

ZSOLDOS-MARCHIS, Iuliana. Children Stories For Teaching Mathematics In Preschool Written By Primary And Preschool Pedagogy Specialization Students. 14th International Technology, Education and Development Conference, Valência, ES, INTED2020 Proceedings, p. 8434-8439, mar. 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Angelico, L. S. e, & Alencar, E. S. de. (2025). Um cenário sobre a pesquisa MTSK, literatura infantil e matemática (2004 a 2023). Perspectiva, 43(3), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e102002

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua