A escola francesa se democratiza, mas a inserção social torna-se cada vez mais difícil
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo analisa os avanços e limites das
medidas de democratização da educação aplicadas
na França, sobretudo na segunda metade
do século XX, através do estudo das implicações
das novas tecnologias, do efeito-estabelecimento
de ensino e do efeito-setor na
diminuição das desigualdades escolares. Estabelecendo
uma relação entre o aumento das
oportunidades educacionais e os índices de
emprego, o estudo indica que, apesar da evolução
não negligenciável dos sistemas de ensino
e da conseqüente prolongação dos níveis
de formação da população francesa, as desigualdades
sociais se perpetuam, a mostrar que
a escola ainda exerce um papel importante na
reprodução social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.