A escola francesa se democratiza, mas a inserção social torna-se cada vez mais difícil

Autores

  • Gabriel Langouët Universidade René Descartes/Paris V/Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo analisa os avanços e limites das
medidas de democratização da educação aplicadas
na França, sobretudo na segunda metade
do século XX, através do estudo das implicações
das novas tecnologias, do efeito-estabelecimento
de ensino e do efeito-setor na
diminuição das desigualdades escolares. Estabelecendo
uma relação entre o aumento das
oportunidades educacionais e os índices de
emprego, o estudo indica que, apesar da evolução
não negligenciável dos sistemas de ensino
e da conseqüente prolongação dos níveis
de formação da população francesa, as desigualdades
sociais se perpetuam, a mostrar que
a escola ainda exerce um papel importante na
reprodução social.

Biografia do Autor

Gabriel Langouët, Universidade René Descartes/Paris V/Sorbonne

Professor da Universidade René Descartes/Paris V/Sorbonne e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Langouët, G. (2002). A escola francesa se democratiza, mas a inserção social torna-se cada vez mais difícil. Perspectiva, 20, 85–106. https://doi.org/10.5007/%x