Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação

Autores

  • Filipe Ceppas Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto levanta questões sobre as relações entre filosofia, pedagogia e ciências da educação, procurando indicar aspectos importantes para a filosofia da educação. A filosofia, em sua própria constituição, pode ser concebida como uma reflexão que tematiza e tenta dar conta de aspectos fundamentais de processos pedagógicos, sendo, simultaneamente, uma atividade ela mesma pedagógica. O texto começa por questionar uma concepção de filosofia muitas vezes subjacente a um modo de formular as relações entre filosofia e pedagogia: a de um saber mais fundamental sobre as questões da educação. Defende-se, aqui, a tese de que, se a filosofia tem muito a contribuir para pensar as questões educacionais, sem abdicar de uma apreensão crítica da totalidade, ela tem também muito a aprender das chamadas «ciências da educação», melhor preparadas para perscrutar, nos «contornos do sensível», características práticas irredutíveis dos processos de transmissão/construção de conhecimento, para além da “instrução formal” e/ou da transmissão/construção do “saber erudito” (savoir savant).

Biografia do Autor

Filipe Ceppas, Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro

Formado em Filosofia pela UnB,  mestrado em Filosofia (1997) e doutorado em Educação (2003) pela PUC-RJ. É professor efetivo da Universidade Gama Filho. Nome completo. Filipe Ceppas de Carvalho e Faria. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/9172119452015896

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Ceppas, F. (2001). Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação. Perspectiva, 19(2), 493–508. https://doi.org/10.5007/%x