Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O texto levanta questões sobre as relações entre filosofia, pedagogia e ciências da educação, procurando indicar aspectos importantes para a filosofia da educação. A filosofia, em sua própria constituição, pode ser concebida como uma reflexão que tematiza e tenta dar conta de aspectos fundamentais de processos pedagógicos, sendo, simultaneamente, uma atividade ela mesma pedagógica. O texto começa por questionar uma concepção de filosofia muitas vezes subjacente a um modo de formular as relações entre filosofia e pedagogia: a de um saber mais fundamental sobre as questões da educação. Defende-se, aqui, a tese de que, se a filosofia tem muito a contribuir para pensar as questões educacionais, sem abdicar de uma apreensão crítica da totalidade, ela tem também muito a aprender das chamadas «ciências da educação», melhor preparadas para perscrutar, nos «contornos do sensível», características práticas irredutíveis dos processos de transmissão/construção de conhecimento, para além da “instrução formal” e/ou da transmissão/construção do “saber erudito” (savoir savant).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.