Ensino da lingua e desenvolvimento educativo

Maria Helena Mira Mateus

Resumo


A explicitacdo de como o ensino da lingua materna contribui para o desenvolvimento psico-social e cultural do estudante supõe o conhecimento das características categoriais das lingual. É hoje incontroverso que o ser humano possui a faculdade da linguagem, ou seja, uma capacidade cognitiva que lhe permite, em contacto com o ambiente linguistico adquirir, inconsciente e progressivamente, uma lingua que possui um léxico e um sistema de regras e operações que é o seu sistema computacional. A aquisição e domínio de uma língua supõem, portanto, numerosas e complexas operações mentais.
Relativamente ao ensino formal da lingua materna temos que reconhecer que o desenvolvimento progressivo das competências nucleares tem consequências no desenvolvimento das capacidades mentais de atenção, generalizado e sistematizado, treino da memória e do raciocínio teórico, criatividade, aprofundamento da sensibilidade e integracdo sócio-cultural.


Palavras-chave


Língua materna - estudo e ensino; Língua materna e ducação; Linguagem e educação; Native language; Study and teaching; Native language and education; Language and education; Lengua materna; Estudio y enseñanza; Lengua materna y educación

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2002 Maria Helena Mira Mateus

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.