Ensino da lingua e desenvolvimento educativo

Autores

  • Maria Helena Mira Mateus UL - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A explicitacdo de como o ensino da lingua materna contribui para o desenvolvimento psico-social e cultural do estudante supõe o conhecimento das características categoriais das lingual. É hoje incontroverso que o ser humano possui a faculdade da linguagem, ou seja, uma capacidade cognitiva que lhe permite, em contacto com o ambiente linguistico adquirir, inconsciente e progressivamente, uma lingua que possui um léxico e um sistema de regras e operações que é o seu sistema computacional. A aquisição e domínio de uma língua supõem, portanto, numerosas e complexas operações mentais.
Relativamente ao ensino formal da lingua materna temos que reconhecer que o desenvolvimento progressivo das competências nucleares tem consequências no desenvolvimento das capacidades mentais de atenção, generalizado e sistematizado, treino da memória e do raciocínio teórico, criatividade, aprofundamento da sensibilidade e integracdo sócio-cultural.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Mateus, M. H. M. (2002). Ensino da lingua e desenvolvimento educativo. Perspectiva, 20(1), 13–22. https://doi.org/10.5007/%x