Produzindo textos: gêneros ou tipos?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo constitui reflexão sobre um tópico de trabalho anterior: "Gênero discursivo, tipo textual e expressividade", em que investiguei recursos expressivos de estudantes de Letras. Colocando-me na perspectiva sócio-interacionista, apontei como primeiro critério de análise do corpus o tópico gênero e tipo — estilos de projeção', mostrando conflitos entre a conceituação oferecida pela obra didática utilizada e os textos produzidos. Retomo o a discussão do teórica centralizando-a na relação gênero/tipo,salientando a distinção que propus entre gênero discursivo e tipo textual, privilegiando a metodologia do ensino/aprendizagem de lingua portuguesa. Insiro nesta proposta reflexões posteriores com base em Bakhtin e outros autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.