Ensino reflexivo e o ponto de vista da razão impura

Autores

  • Ralph Ings Bannell Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

 

Este trabalho esboça elementos da nova crítica da razão, que  vem  da hermenêutica e da teoria crífica, e como a  hermenêutica  critica oferece um fundamento pós-metafísico  para um ensino  reflexivo orientado para emancipacão.  Partindo de uma razão  'impura', situada historicamente, e  contrapondo esta concepcâo  com a razão prática de Aristóteles e de Kant, traço como a razão  comunicativa de Habermas oferece uma concepcâo do processo  reflexivo que é orítica e historicamente contextualisado. Assim,  práticas justificativas são práticas sócio lingüísticas mas, ao  mesmo tempo, racionais, eliminando a falsa dicotomia entre um  objetivismo modernista e um relativismo pós-moderna.  Termino corn observacões sobre como a indagacão educacional é um processo reflexivo e, fundamentalmente, público e político.

Biografia do Autor

Ralph Ings Bannell, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduação em Philosophy - University Of Stirling, Escócia e University of Berkeley, USA (1980), mestrado em Social And Political Thought - University of Sussex (1981) e doutorado em Social And  Political Thought - University of Sussex  (1991). Atualmente é professor da  PUC-RJ. Mais informaçõeshttp://lattes.cnpq.br/1672240438808894

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Bannell, R. I. (2000). Ensino reflexivo e o ponto de vista da razão impura. Perspectiva, 18(34), 87–106. https://doi.org/10.5007/%x