A escola e a produção de sujeitos higienizados

Autores

  • Heloisa Helena Pimenta Rocha UNICAMP - Campinas (SP)
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho analisa o processo de escolarização no Brasil, entre a segunda metade do século XIX e o início do XX, interrogando se e como a educação foi configurada no interior do amplo projeto de intervenção social formulado pela corporação médica. Visando examinar, mais precisamente, as representações sobre o corpo físico dos alunos e alunas, recorremos a dois tipos de fontes: as teses defendidas pelos concluintes do curso de medicina, como requisito para obtenção do título de doutor, e manuais produzidos por médicos, no exercício da profissão, corn o objetivo de divulgar noções de higiene e orientar as práticas médico-higiênicas no cotidiano das escolas.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Rocha, H. H. P., & Gondra, J. G. (2002). A escola e a produção de sujeitos higienizados. Perspectiva, 20(2), 493–512. https://doi.org/10.5007/%x