Relações creche e famílias, a quantas andam?

Autores

  • Maria Aparecida Maistro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre umapesquisa do Serviço Social junto a uma creche pública da RMF, que buscouconhecer alguns dos sentimentos e significações tecidas nas relações entrecreche e famílias. Foi possível detectar alguns aspectos significativos nas
relações creche-famílias como: uma variedade de posturas e perspectivas;
uma falta de diálogo que não favorece a explicita* e o confronto das diferen-tes expectativas sobre o papel da Creche, tanto para as profissionais comopara as famílias; um clima de distanciamento; a persistência de uma noçãoidealizada, fragmentada e preconceituosa de família típica do senso comum.Os resultados obtidos indicam a necessidadé de um trabalho articulado educa-ção e serviço social junto aos profissionais de creche na direção tanto daresignificação de sua identidade profissional quanto na diminuição dos precon-ceitos que a nossa sociedade ainda cria sobre a criança e suas famílias.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Maistro

Professora do Centro de Investigação sobre Desenvolvimento e Educação Infantil, vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Maistro, M. A. (1999). Relações creche e famílias, a quantas andam?. Perspectiva, 17(1), 49–60. https://doi.org/10.5007/%x