Relações creche e famílias, a quantas andam?
DOI :
https://doi.org/10.5007/%25xRésumé
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre umapesquisa do Serviço Social junto a uma creche pública da RMF, que buscouconhecer alguns dos sentimentos e significações tecidas nas relações entrecreche e famílias. Foi possível detectar alguns aspectos significativos nas
relações creche-famílias como: uma variedade de posturas e perspectivas;
uma falta de diálogo que não favorece a explicita* e o confronto das diferen-tes expectativas sobre o papel da Creche, tanto para as profissionais comopara as famílias; um clima de distanciamento; a persistência de uma noçãoidealizada, fragmentada e preconceituosa de família típica do senso comum.Os resultados obtidos indicam a necessidadé de um trabalho articulado educa-ção e serviço social junto aos profissionais de creche na direção tanto daresignificação de sua identidade profissional quanto na diminuição dos precon-ceitos que a nossa sociedade ainda cria sobre a criança e suas famílias.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.