Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais

Autores

  • Maria Lúcia de A. Machado Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Opropósito do presente artigo é ode explicitaruma concepção de criança pequena que possibilite fundamentar projetos educacionais e pedagógicos para creches, pré-escolas ou centros de educação infantil. Para tanto, apresenta-se o conceito de interação social aliado à interdependência recíproca das dimensões crescimento e desenvolvimento infantil para a identificação de necessidades e caraderísticas peculiares às crianças de Oa 6 anos. Essa articulação, por sua vez, justifica a implementação de propostas de atendimento
baseadas na integração cuidar/educar crianças pequenas. Com base nessa aliança aborda-se a proposta da pedagogia das interações como sendo a que vem tentando romper com modos tradicionais de organização da prática pedagógica nas instituições de educação infantil. Enfatiza-se que os projetos de
formação dos profissionaissejam pensados para aquisição de uma competência específica visando uma competência profissional ampla.

Biografia do Autor

Maria Lúcia de A. Machado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

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Graduação em Educação Artística pelo Instituto Musical de São Paulo (1977), e graduação em Pedagogia (1972), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Psicologia da Educação, todos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é pesquisador pleno da Fundação Carlos Chagas. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7396051039046203

 

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Machado, M. L. de A. (1999). Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais. Perspectiva, 17(1), 85–98. https://doi.org/10.5007/%x