Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Opropósito do presente artigo é ode explicitaruma concepção de criança pequena que possibilite fundamentar projetos educacionais e pedagógicos para creches, pré-escolas ou centros de educação infantil. Para tanto, apresenta-se o conceito de interação social aliado à interdependência recíproca das dimensões crescimento e desenvolvimento infantil para a identificação de necessidades e caraderísticas peculiares às crianças de Oa 6 anos. Essa articulação, por sua vez, justifica a implementação de propostas de atendimento
baseadas na integração cuidar/educar crianças pequenas. Com base nessa aliança aborda-se a proposta da pedagogia das interações como sendo a que vem tentando romper com modos tradicionais de organização da prática pedagógica nas instituições de educação infantil. Enfatiza-se que os projetos de
formação dos profissionaissejam pensados para aquisição de uma competência específica visando uma competência profissional ampla.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.