Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais

Autor/innen

  • Maria Lúcia de A. Machado Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Opropósito do presente artigo é ode explicitaruma concepção de criança pequena que possibilite fundamentar projetos educacionais e pedagógicos para creches, pré-escolas ou centros de educação infantil. Para tanto, apresenta-se o conceito de interação social aliado à interdependência recíproca das dimensões crescimento e desenvolvimento infantil para a identificação de necessidades e caraderísticas peculiares às crianças de Oa 6 anos. Essa articulação, por sua vez, justifica a implementação de propostas de atendimento
baseadas na integração cuidar/educar crianças pequenas. Com base nessa aliança aborda-se a proposta da pedagogia das interações como sendo a que vem tentando romper com modos tradicionais de organização da prática pedagógica nas instituições de educação infantil. Enfatiza-se que os projetos de
formação dos profissionaissejam pensados para aquisição de uma competência específica visando uma competência profissional ampla.

Autor/innen-Biografie

Maria Lúcia de A. Machado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

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Graduação em Educação Artística pelo Instituto Musical de São Paulo (1977), e graduação em Pedagogia (1972), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Psicologia da Educação, todos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é pesquisador pleno da Fundação Carlos Chagas. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7396051039046203

 

Veröffentlicht

1999-01-01

Zitationsvorschlag

Machado, M. L. de A. (1999). Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais. Perspectiva, 17(1), 85–98. https://doi.org/10.5007/%x