A escola, a clínica e a sexualidade humana

Autores

  • Edna Aparecida Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Discute os fundamentos do discurso médico — científico moderno sobre Sexualidade Humana e seus contextos filosófico-conceituais. Analisa a eclosão do tema Sexualidade nas Ciências Modernas e as matrizes do "saber médico" sobre a questão, a partir do pensamento de M. Foucault. Apresenta os resultados de pesquisa empírica sobre a formação médica atual e a concepção dos estudantes de Medicina sobre o assunto, inferindo interpretações estruturais sobre as carências teóricas e inadequações metodológicas da ação institucional do Médico em Sexualidade Humana, bem como avalia seu papel contraditório de Educador Sexual na Escola. Analisa as tendências da formação Médica em Sexualidade Humana e propõe elementos para uma nova atuação, multiprofissional e interdisciplinar, do Médico neste campo. Debate a atuação médica sobre Sexualidade e Educação Sexual, buscando interpretar sua potencialidade institucional de uma ação orgânica, para além da informação biologista e clínica, na direção de uma concepção de Educação, Homem e Sociedade como sujeitos históricos e cidadãos emancipados.

Biografia do Autor

Edna Aparecida Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Concluiu o pós-doutorado em 2006 na Universidade de São Paulo. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5062242090570529

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Publicado

1998-01-01

Como Citar

Silva, E. A. (1998). A escola, a clínica e a sexualidade humana. Perspectiva, 16(30), 115–142. https://doi.org/10.5007/%x