A escola, a clínica e a sexualidade humana
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Discute os fundamentos do discurso médico — científico moderno sobre Sexualidade Humana e seus contextos filosófico-conceituais. Analisa a eclosão do tema Sexualidade nas Ciências Modernas e as matrizes do "saber médico" sobre a questão, a partir do pensamento de M. Foucault. Apresenta os resultados de pesquisa empírica sobre a formação médica atual e a concepção dos estudantes de Medicina sobre o assunto, inferindo interpretações estruturais sobre as carências teóricas e inadequações metodológicas da ação institucional do Médico em Sexualidade Humana, bem como avalia seu papel contraditório de Educador Sexual na Escola. Analisa as tendências da formação Médica em Sexualidade Humana e propõe elementos para uma nova atuação, multiprofissional e interdisciplinar, do Médico neste campo. Debate a atuação médica sobre Sexualidade e Educação Sexual, buscando interpretar sua potencialidade institucional de uma ação orgânica, para além da informação biologista e clínica, na direção de uma concepção de Educação, Homem e Sociedade como sujeitos históricos e cidadãos emancipados.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.