Do ensino de literatura como reflexão a um Moodle de ler e de ser
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105615Palavras-chave:
Ensino, Literatura, DocênciaResumo
Este texto é um mo(vi)mento que faço de leitura das minhas duas últimas décadas em atividade docente regular na UFSC, ou melhor, da minha inserção voluntária nas atividades da educação a distância, a princípio com o Curso de Letras Libras e, posteriormente, com as disciplinas do Curso de Letras Português EAD. Dedico-me também à leitura do quanto esta experiência motivou-me para que, no ano de 2020, durante a pandemia, eu me sentisse integrada e não apocalíptica, quando a alternativa para o isolamento urgente e necessário diante da Covid 19 nos obrigasse a pautar não só numa nova prática teórica, mas uma retomada obrigatória do ensino, que deixou de ser presencial, passando a ser remoto, exigindo de todos a experiência do ensino e da aprendizagem online. Como sobrevivi sendo professora de Estudos Literários em programas de pós-graduação e de graduação presencial na UFSC na prática da educação a distância e nesta fase do ensino remoto online? Como minha experiência na educação a distância dialogou com a nova realidade? O que construí com esta experiência de ensino? Que registros deixo sobre o objeto livro? Essas são perguntas que pretendo responder com o desenvolvimento deste mo(vi)mento de leitura autoanalítica da minha prática docente.
Referências
BARTHES, Roland. Reflexões a respeito de um manual. In: O Rumor da Língua. Tradução de Mário Laranjeiras. SP: Editora Brasiliense, 1988, p. 53-59.
COSTA, Walter Carlos, Eça de Queirós. Porto Alegre: Paraula, 1995, p. 23-37.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Balada da Praia dos Cães: um baú de sobrantes. In: Anuário de Literatura n. 1, 1993, p, 9-14.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Literatura e Ensino II. Literatura e outras linguagens. UFSC CAPES, 2014, 149 p.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Ensino de Literatura e a contemporaneidade. In: Participação em mesa redonda no VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. Ensino e Linguagem: novos desafios. UCPEL, 03, 04, 05 de outubro de 2012.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Literaturas, novas linguagens. Ensaio apresentado no evento 90 anos da Semana de Arte Moderna. Nada seria como antes”. In: Centro de Letras. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 27 a 30 de novembro de 2012.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Exercícios de Aproximação. In: OLIVEIRA, Roberta & NUNES, Zilma, Gesser. Tão Longe, tão perto: Letras Português, EAD. UFSC, CCE LLV: 2012.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Ensino de literatura e distâncias: exercícios de aproximação. In: Letras de Hoje. PUC RS. Porto Alegre. Volume 45, no. 3, julho-setembro de 2010, p. 65-69.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira e CORSO, Gizelle Kaminski. Literatura e Ensino. UFSC CAPES, 2014, 189 p.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira e CORSO, Gizelle Kaminski. A literatura em sina, ensina-se. In: BUENOS AIRES, Diógenes e DEBUS, Eliane (org.). Dossiê: Literatura infantil e juvenil. Caminhos compartilhados. Letras em Revista. UEPI, v. 5 no. 2. 2014, p. 23-32.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira e PRIM, Cristina. Leitura com(o) disciplina: um somatório de questões. In: COELHO, Izete; GORSKI, Edair; FERRARO, Maria Luiza. Experiência e Prática da Redação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, p. 42-62.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira e SANTOS, Alckmar Luiz dos. Caderno de Literatura, UFSC, 2006, disponibilizado no Moodle da disciplina e no site www.libras.ufsc.br.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tânia Regina Oliveira Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
