Por uma leitura crítica sobre a ciência nas/com as mídias na formação inicial de professores de ciências biológicas: Desafios percebidos por uma docente universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e107068

Palavras-chave:

formação docente, letramento científico midiático, pesquisa em design educacional

Resumo

Em um contexto marcado pela influência das mídias digitais na representação, construção e divulgação da ciência, esta Pesquisa em Design Educacional (PDE) buscou compreender, a partir da percepção de uma docente universitária parceira desta investigação, os desafios enfrentados por licenciandos em Ciências Biológicas quanto à leitura e à expressão crítica da ciência nas/com as mídias digitais. As percepções foram analisadas, a partir de três encontros realizados com a docente. Três desafios emergiram como categorias: (1) ambivalência das mídias em suas relações com a ciência, que revela os tensionamentos envolvidos na construção e na divulgação do conhecimento científico; (2) visões distorcidas de ciência, marcadas por idealizações como neutralidade e a infalibilidade do fazer científico; e (3) lacunas na formação científico-pedagógica das licenciaturas, como a dificuldade de realização de abordagens de ensino contextualizadas da ciência, ausência de discussões sobre ética na pesquisa e comunicação da ciência, assim como a pouca integração das tecnologias digitais no currículo. A identificação e a teorização destes desafios, em colaboração com a professora parceira, permitiram a caracterização de demandas formativas, tais como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas orientadas para a contextualização dos conteúdos científicos e para a promoção da cidadania científica e digital. Estas demandas apoiaram o redesenho de uma disciplina de um curso semipresencial de licenciatura em ciências biológicas coordenada pela docente, voltada para a mobilização de práticas de letramento científico midiático. Assim, este artigo busca contribuir com a pesquisa e com a prática da formação docente para/com a integração de TD no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Rafaela Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Comunicação Social (Faculdade CCAA)
Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Mestre e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Centro de Ciências da Saúde
Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária, CCS  – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Telefones: 55 21 3938 6627 / 55 21 2270 3944

Laís Gonçalves Berruezo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Fisioterapia (UFRJ)

Licencianda em Ciências Biológicas (UFRJ)
Mestre e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373 Cidade Universitária, CCS  – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Telefones: 55 21 3938 6627 / 55 21 2270 3944

Samara Rodrigues de Brito , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Ciências Biológicas ( Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde

Av. Carlos Chagas Filho, 373 Cidade Universitária, CCS  – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Telefones: 55 21 3938 6627 / 55 21 2270 3944

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação, Difusão e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373 Cidade Universitária, CCS  – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Telefones: 55 21 3938 6627 / 55 21 2270 3944

Referências

ADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 19, n. 56, p. 41-57, 2023.

ADÚRIZ-BRAVO, Agustín; PUJALTE, Alejandro P. Social images of science and of scientists, and the imperative of science education for all. Nature of science for social justice, p. 201-224, 2020.

AIKENHEAD, Glen S. STS education: a rose by any other name. In: CROSS, R. (Org.). A vision for science education: responding to the work of Peter Fensham. London, UK: RoutledgeFalmer, 2003. p. 59-75.

ALGHAMDI, Noha S.; ALGHAMDI, Saeed M. The role of digital technology in curbing COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 14, p. 8287, 2022.

ALLCHIN, Douglas; ANDERSEN, Hanne Møller; NIELSEN, Keld. Complementary approaches to teaching nature of science: Integrating student inquiry, historical cases, and contemporary cases in classroom practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 461-486, 2014.

ALMEIDA, João Vitor Venceslau; MORENO-RODRÍGUEZ, Andrei Steveen. Divulgação científica nas redes sociais digitais: experiências e implicações para a formação de licenciandos em biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 29, n. 2, p. 460-478, 2024.

ANDERSON, Terry; SHATTUCK, Julie. Design-based research: A decade of progress in education research? Educational Researcher, v. 41, n. 1, p. 16-25, 2012.

ARAÚJO, Joana. Má conduta científica: dados recentes e sua relação com a credibilidade científica. In: CASSIMIRO, M.; DIÓS-BORGES, M. M. P. (Orgs.). Integridade científica, saúde pública, bioética e educação em saúde no Instituto Oswaldo Cruz. Editora Fi, 2017. p. 139-150.

AULER, Délcio; DELIZOICOV, Demétrio. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Seminário Ibérico CTS no ensino das ciências: las relaciones CTS en la Educación Científica, v. 4, p. 1-7, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELOVA, Nadja; AFFELDT, Fiona; EILKS, Ingo. Using advertising as a teaching and learning medium in the science classroom. School Science Review, v. 97, n. 361, p. 86-92, 2016.

BUDD, Jobie et al. Digital technologies in the public-health response to COVID-19. Nature Medicine, v. 26, n. 8, p. 1183-1192, 2020.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, p. 363-381, 2004.

COSTA, Willian Guimarães; DE OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. Divulgação científica e formação docente: perfil das pesquisas na área de educação em ciências. Revista Dynamis, v. 30, n. Publicação contínua, p. e11691, 2024.

COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises A. The costs of connection: How data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford University Press, 2019.

DAMASIO, Felipe.; MACIEL, Rafael. R.; CIDADE, Keterllin. F.; RECCO, Josiane. T.; RODRIGUES, Adriano. A. Luau astronômico: a formação inicial de professores como divulgadores científicos em ambientes não formais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 711-721, 2014.

DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003.

DE PAIVA DINIZ, Natália; ASSIS, Alice. Uso de textos de divulgação científica na formação de professores: uma revisão (1997-2019). EDUCERE-Revista da Educação da UNIPAR, v. 21, n. 2, 2021.

FERNANDES, Roseane Freitas. Educação CTS e interdisciplinaridade: perspectivas para professores do ensino médio. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FORATO, Thaís Cyrino; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto Andrade. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

FUNARI, Catiucia Anselmo; LINDEMANN, Renata Hernandez. Questões sociocientíficas balizadas por dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais na formação inicial de professores. Periferia, v. 15, p. 1-24, 2023.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. The critical media literacy guide: Engaging media and transforming education. Brill, 2019.

KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A prática docente na educação básica e as relações com a educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129-144, 2021.

HÖTTECKE, Dietmar; ALLCHIN, Douglas. Reconceptualizing nature-of-science education in the age of social media. Science Education, v. 104, n. 4, p. 641-666, 2020.

LACERDA, Nília Oliveira Santos; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; QUEIRÓS, Wellington Pereira de. Um panorama das pesquisas sobre formação de professores na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), Florianópolis, 2017.

LAPA, Andrea.; PRETTO, Nelson. La comunicación en disputa: el rol de educadores y científicos. REDU. Revista de Docência Universitária, v. 17, n. 1, 2019.

LEITE, Eliana Alves Pereira et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educação & Sociedade, v. 39, p. 721-737, 2018.

LEONEL, André Ary et al. A formação de professores na perspectiva da mídia-educação. Revista ENCITEC, v. 9, n. 1, p. 15-30, 2019.

LIMA, Marcelo; NETO, Raul; STRUCHINER, Miriam. Narrativa de design sobre a integração de questões sociocientíficas no ensino de genética: desenvolvimento e implementação do modelo e-CRIA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 609-640, 2018.

LOGUERCIO, Rochele; DEL PINO, José Cláudio. Contribuições da história e da filosofia da ciência para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química. Acta Scientiae, v. 8, n. 1, p. 67-78, 2006.

MARSULO, Marly Aparecida Giraldelli; SILVA, R. M. G. da. Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimentos no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, p. 30, 2005.

MCKENNEY, Susan; REEVES, Thomas C. Conducting educational design research: What, why and how. Taylor & Francis, 2012.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 220-237, 2022.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira. Autoridade científica em tempos de crise epistêmica: a circulação de teorias da conspiração nas mídias sociais. Revista Famecos, v. 30, n. 1, p. e43201, 2023.

OLIVEIRA, José Aparecido de; EPSTEIN, Isaac. Tempo, ciência e consenso: os diferentes tempos que envolvem a pesquisa científica, a decisão política e a opinião pública. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 423-433, 2009.

PEREIRA, Aldo Aoyagui; DOS SANTOS, Camilia Aoyagui. Desinformação e negacionismo no ensino de ciências: sugestão de conhecimentos para se desenvolver uma alfabetização científica midiática. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 2, p. 21-40, 2021.

FEENBERG, Andrew. Questioning technology. Routledge, 2012.

REEVES, Thomas. Design research from a technology perspective. Educational Design Research, v. 1, n. 3, p. 52-66, 2006.

REID, Grace; NORRIS, Stephen Phillips. Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, v. 11, n. 1, p. 147-166, 2016.

REIS, Pedro. Desafios à educação em ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21000, 2021.

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? Revista Estudos Feministas, v. 25, p. 829-855, 2017.

RIVOLTELLA, Pier Cesare; FANTIN, Monica. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Papirus Editora, 2013.

RODRIGUES, Alessandra.; GRANÉ, Mariona. Mídias digitais e acesso a conteúdo acadêmico-científico: usos por licenciandos e indícios para (re)pensar a formação docente. Perspectiva, v. 41, n. 3, p. 1-20, 2023.

RUSSO, Marisa. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos Avançados, v. 28, p. 189-198, 2014.

SANDOVAL, William A.; BELL, Philip. Design-based research methods for studying learning in context: Introduction. Educational Psychologist, v. 39, n. 4, p. 199-201, 2004.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007.

SAVI NETO, Pedro.; DE LA FARE, Mônica.; SILVA, Débora. S. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta de pesquisadores. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250013, p. 1-22, 2020.

SELWYN, Neil. Education and technology: Key issues and debates. Bloomsbury Publishing, 2021.

SERRA, Mônica et al. Integridade em pesquisa e má conduta científica: diretrizes internacionais, normas nacionais e estudos em cooperação. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e46110918219, 2021.

TURKLE, Sherry. Reclaiming conversation: The power of talk in a digital age. Penguin, 2015.

VILAÇA, M. Murilo. Más condutas científicas: uma abordagem crítico-comparativa para informar uma reflexão sobre o tema. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 77-98, 2015.

WARDENSKI, Rosilaine Fátima. Pesquisa e desenvolvimento de um itinerário formativo articulador no contexto da licenciatura em ciências biológicas: problematizando as dicotomias teórico-prática e conhecimentos pedagógicos e de conteúdo por meio da produção de narrativas digitais. 2019. Tese (Doutorado) – Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Santos, R. F. dos, Berruezo, L. G., Brito , S. R. de, & Giannella, T. R. (2025). Por uma leitura crítica sobre a ciência nas/com as mídias na formação inicial de professores de ciências biológicas: Desafios percebidos por uma docente universitária. Perspectiva, 43(4), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e107068

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios