Por uma leitura crítica sobre a ciência nas/com as mídias na formação inicial de professores de ciências biológicas: Desafios percebidos por uma docente universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e107068Palavras-chave:
formação docente, letramento científico midiático, pesquisa em design educacionalResumo
Em um contexto marcado pela influência das mídias digitais na representação, construção e divulgação da ciência, esta Pesquisa em Design Educacional (PDE) buscou compreender, a partir da percepção de uma docente universitária parceira desta investigação, os desafios enfrentados por licenciandos em Ciências Biológicas quanto à leitura e à expressão crítica da ciência nas/com as mídias digitais. As percepções foram analisadas, a partir de três encontros realizados com a docente. Três desafios emergiram como categorias: (1) ambivalência das mídias em suas relações com a ciência, que revela os tensionamentos envolvidos na construção e na divulgação do conhecimento científico; (2) visões distorcidas de ciência, marcadas por idealizações como neutralidade e a infalibilidade do fazer científico; e (3) lacunas na formação científico-pedagógica das licenciaturas, como a dificuldade de realização de abordagens de ensino contextualizadas da ciência, ausência de discussões sobre ética na pesquisa e comunicação da ciência, assim como a pouca integração das tecnologias digitais no currículo. A identificação e a teorização destes desafios, em colaboração com a professora parceira, permitiram a caracterização de demandas formativas, tais como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas orientadas para a contextualização dos conteúdos científicos e para a promoção da cidadania científica e digital. Estas demandas apoiaram o redesenho de uma disciplina de um curso semipresencial de licenciatura em ciências biológicas coordenada pela docente, voltada para a mobilização de práticas de letramento científico midiático. Assim, este artigo busca contribuir com a pesquisa e com a prática da formação docente para/com a integração de TD no ensino de ciências.
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