Preparar para leitura: ver e ouvir ler

José Morais

Resumo


 Apresentamos os pareceres encomendados pela SEF/MEC
relativos aos PCNs para o 3° e 4° ciclos do ensino fundamental e sobre área da língua portuguesa, ressaltando aspectos relativos aos processos receptivos, em particular, aos da leitura. Assinalam-se os avanços do documento geral, com o destaque conferido às tecnologias da comunicação, particularmente da informática e aos temas transversais. Ainda falta uma especificação melhor dos critérios adotados para a obtenção de dados sobre o analfabetismo. Em relação ao documento específico sobre a língua portuguesa, observa-se a falta de um embasamento psicolingüístico, o que compromete a proposta curricular sobre leitura.


Palavras-chave


PCNs; Língua Portuguesa; Leitura; Brazilian Curriculum parameters; portuguese language; reading

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1999 José Morais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.