As melhores possibilidades da leitura na escola

Maria Antonieta Antunes Cunha

Resumo


Com a responsabilidade inalienável de criar o envolvimento da
criança e do jovem com a leitura, a escola precisa definir o lugar que ocupa a literatura, no seu projeto pedagógico. Espaço privilegiado para a aprendizagem expressiva, a literatura pode vingar na escola, se seus educadores se dispuserem a entendê-Ia e praticá-Ia segundo as características da área expressiva, o que implica um novo modo de sugerir leituras,
acompanhá-Ias e avaliá-Ias. A livre escolha, o acompanhamento do processo da leitura e a avaliação "sem nota" passam a ser a tônica da experiência com a literatura e criam uma nova esperança de que ela possa ser reconhecida pelos alunos como fonte de prazer e enriquecimento.


Palavras-chave


Leitura; Literatura na Escola; Avaliação da Leitura

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1999 Maria Antonieta Antunes Cunha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.