Sistemas municipais de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil: um olhar atento para o professor

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle UNISINOS - São Leopoldo - RS
  • Carolina Obino Corrêa UPMF - Isère - Grenoble
  • Alenis Cleusa de Andrade UNISINOS - São Leopoldo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p569

Resumo

O  artigo  discute  políticas  educacionais  de  âmbito  municipal tomando como foco o tema da formação e valorização do magistério. Analisa leis de sistemas municipais de ensino (SME) do Rio Grande do Sul (RS) e a importância da descentralização,  da  articulação  da  educação  municipal  em  forma de sistema de ensino. O trabalho estrutura-se em cinco partes. A primeira apresenta um debate teórico sobre  autonomia   política  de  governos  locais  com  base  em Giddens (1991, 2002). A segunda analisa as políticas educacionais situando leis de SME como parte do mundo  constitucional.  A  terceira  apresenta  a  valorização  do  magistério na legislação brasileira. A  quarta  apresenta  a metodologia,  enquanto a quinta parte analisa leis de SME de municípios  do  Rio  Grande  do  Sul  explicitando suas características no  tocante  à  importância  do professor e  do diretor de escola, aos que oferecem apoio pedagógico e aos servidores e funcionários que atuam no SME. Reafirma-se a  importância  da  autonomia  política  dos  governos  locais.

Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, UNISINOS - São Leopoldo - RS

D

Carolina Obino Corrêa, UPMF - Isère - Grenoble

Doutora em Ciências de Gestão pela UPMF, Université Pierre Mendes France, Grenoble, Fr. Professora na Grenoble École de Management, CERAG, France.

Alenis Cleusa de Andrade, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Licenciada em Matemática, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Werle, F. O. C., Corrêa, C. O., & Andrade, A. C. de. (2009). Sistemas municipais de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil: um olhar atento para o professor. Perspectiva, 27(2), 569–602. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p569