Gêneros do discurso na Pedagogia da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste trabalho elaboram-se algumas reflexões em torno da teoria enunciativa de Bakhtin e seus desdobramentos possíveis na prática pedagógica. Propõe-se, para o ensino da língua escrita, uma revisão dos rumos das práticas escolares, tomando a linguagem como fenômeno dialógico, indo além da concepção de língua como estrutura. Desse modo, aponta-se o evento discursivo como mote desencadeador da prática do ensino da linguagem. Para a efetivação das mudanças de postura filosófica e teórico-metodológica e da conseqüente prática pedagógica, busca-se mostrar a necessidade de articulação das pesquisas (conhecimento produzido) com o ensino (conhecimento produzido e socializado). Essa posição é sustentada pela análise das manifestações do discurso escrito de alunos do Ensino Fundamental, participantes de um projeto de estágio supervisionado com práticas pedagógicas que se valem de gêneros do discurso como um saber que precisa circular na sala de aula. A análise permitiu evidenciar que a força do que se produz na esfera escolar revela-se na produção do aluno – antes escrita-tarefa do que conhecimento produzido com autonomia discursiva. Finalmente, elaborando uma síntese das discussões, destaca-se a importância de, ao tomar o gênero do discurso como objeto do ensino de língua, considerá-lo não para essa esfera social, a escolar, mas nessa esfera dimensionada como uma esfera social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.