A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida

Autores

  • Maria Aparecida Lapa de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Nelita Bortolotto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Nilcéa Lemos Pelandré Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p161

Resumo

Neste trabalho procura-se contextualizar a importância para a alfabetização da concepção dialógica da linguagem – da arquitetônica de Bakhtin –, e da perspectiva de aprendizagem de Vigotski, buscando contribuir com discussões que se põem desde a década de 1980 sobre o assunto, estendendo-se aos dias atuais. Para tal intento, são apresentadas, em linhas gerais, as orientações dos documentos oficiais no que diz respeito às concepções de linguagem e às propostas teórico-metodológicas em uma perspectiva de letramento e de interação social. Também se faz a defesa da alfabetização pela abordagem histórico-cultural e de práticas sociais de leitura e escrita constituídas na relação eu/outro. Discutem-se, ainda, algumas possibilidades metodológicas desenvolvidas com base em projetos de docência que possam edificar o  processo alfabetizador pela atividade da comunicação verbal, ou seja, pela palavra real como enunciado concreto. Por fim, defende-se a consolidação de uma metodologia da alfabetização que propicie o desenvolvimento de práticas sociais no decorrer do processo de apropriação do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que conduza à valoração do sujeito com responsabilidade sobre o pensar, falar e atuar. Preconiza-se assim o reforço de políticas públicas de formação em serviço de professores, fomentando atitudes responsivas perante os sujeitos-alunos, constituindo-os leitores e escritores competentes.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC).

Nelita Bortolotto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Nilcéa Lemos Pelandré, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Lapa de Aguiar, M. A., Bortolotto, N., & Lemos Pelandré, N. (2015). A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida. Perspectiva, 33(1), 161–178. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p161

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem