A experiência estadunidense das ações afirmativas: uma análise à luz da teoria da igualdade de Ronald Dworkin
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p63Resumo
A teoria da igualdade de Ronald Dworkin se baseia no primado da igualdadede recursos, como faceta da justiça distributiva, compatível com uma sociedade liberal fraterna, baseada em um princípio político da igual consideração de todos seus membros. Nesse sentido, o artigo visa a interpretar algumas decisões da Suprema Corte dos EUA sob a luz da teoria de Dworkin, assim como tecer breves comentários acerca das mais recentes decisões do referido Tribunal sobre as políticas de ações afirmativas. Por fim, algumas considerações serão tecidas acerca de uma possível aplicação da teoria da igualdade liberal de Dworkin em nosso país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.