Diversidade e diferenciação pela pesquisa universitária

Célia Elizabete Caregnato

Resumo


Os sistemas nacionais de Ensino Superior são diversi! cados e complexos, o que cria condições para a produção de pesquisa e de conhecimento pelas instituições com variados graus de abrangência e de repercussão. O presente artigo registra a construção de um caminho para a análise da relação entre a diversidade institucional e a atividade de pesquisa. Ao se interpretar a diferenciação de características das instituições de mesma natureza, contribui-se para o conhecimento do sistema de Ensino Superior. Recorre-se à metodologia de análise weberiana do tipo-ideal, sem, portanto, proporem-se modelos para classi! car as instituições reais ou os modelos ideais a serem atingidos.

Palavras-chave


Pesquisa educacional;Ensino Superior;Universidades e faculdades

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p247

Direitos autorais 2011 Célia Elizabete Caregnato

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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