Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares

Autores

  • Maria José Braga Viana

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p195

Resumo

Neste trabalho descrevo resultados de duas investigações que abordam uma problemática de fundo comum: as condições que possibilitam o fenômeno, estatisticamente improvável, da longevidade escolar em meios populares. Mais especifi camente, busco identifi car nas práticas socializadoras de famílias populares um espaço de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar nesses meios. Defendo que esta seria uma das formas por meio das quais as famílias populares estariam presentes na escolarização prolongada de seus fi lhos. Dentre

os tipos de disposições investigados destaco, para esse trabalho, as temporais. Em pesquisa mais recente estudei sete casos de estudantes do Curso de Pedagogia da FaE/UFMG dos anos de 2002 e 2003, via entrevistas; esses sujeitos foram selecionados no interior de um corpus de 120 autobiografi as escolares produzidas de forma escrita. Embora focando os dados das entrevistas, a análise que aqui se desenvolve considera também elementos dessas autobiografi as, assim como das trajetórias de dois casos de uma pesquisa anterior. Uma conclusão mais geral desses estudos: existe, nessas famílias, um horizonte de futuro distendido – disposição que é atípica para os meios populares –, expresso, sobretudo, na possibilidade de uma vida melhor para os fi lhos via escola.

Biografia do Autor

Maria José Braga Viana

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1973), mestrado em educação pela UFMG (1986) e doutorado em educação pela UFMG (1998). Atualmente é professora adjunta da UFMG, atuando na Pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação desde novembro de 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas principalmente nos seguintes temas: trajetórias escolares e familiares, relações família-escola, longevidade escolar, escolarização das camadas populares e alfabetização nas camadas populares. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6062709047020812

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Viana, M. J. B. (2010). Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares. Perspectiva, 27(1), 195–215. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p195

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua