Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática

Ângelo Ricardo de Souza

Resumo


O artigo, de natureza bibliográfi ca, discute os problemas e as perspectivas democráticas dos conselhos de escola. O trabalho discute inicialmente o problema da mitifi cação da técnica na constituição e uso de mecanismos organizativos de gestão

escolar. Na seqüência, o texto demonstra como as funções e potencialidades democráticas do conselho de escola são contrapostas às difi culdades cotidianas para a constituição, manutenção e desenvolvimento de espaços coletivos de gestão,
demonstrando o quanto os conselhos são, em princípio, espaços do diálogo e, ao mesmo tempo, o quão distante estão da efetivação da sua função democrática. As conclusões apontam para o importante reconhecimento dos limites existentes na formulação e organização dos conselhos de escola, mas, ao mesmo tempo, sugerem a necessidade da insistência na manutenção e aperfeiçoamento dos conselhos por representarem uma contribuição signifi cativa para a gestão escolar democrática.


Palavras-chave


Conselhos de educação. Escolas – Organização e administração.Education councils. Schools – Organization and administration. Consejo de Educación. Escuela. Organización y administración.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p273



Direitos autorais 2009 Ângelo Ricardo de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.