Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza UFPR - Curitiba - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p273

Resumo

O artigo, de natureza bibliográfi ca, discute os problemas e as perspectivas democráticas dos conselhos de escola. O trabalho discute inicialmente o problema da mitifi cação da técnica na constituição e uso de mecanismos organizativos de gestão

escolar. Na seqüência, o texto demonstra como as funções e potencialidades democráticas do conselho de escola são contrapostas às difi culdades cotidianas para a constituição, manutenção e desenvolvimento de espaços coletivos de gestão,
demonstrando o quanto os conselhos são, em princípio, espaços do diálogo e, ao mesmo tempo, o quão distante estão da efetivação da sua função democrática. As conclusões apontam para o importante reconhecimento dos limites existentes na formulação e organização dos conselhos de escola, mas, ao mesmo tempo, sugerem a necessidade da insistência na manutenção e aperfeiçoamento dos conselhos por representarem uma contribuição signifi cativa para a gestão escolar democrática.

Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, UFPR - Curitiba - PR

Possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. Desempenha atualmente a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR. Tem experiência nas áreas de Gestão Escolar, Políticas e Financiamento da Educação. Mais Informações: http://lattes.cnpq.br/2592903523310055

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Souza, Ângelo R. de. (2010). Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. Perspectiva, 27(1), 273–294. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p273

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua