A moratória profissional do Magistério: ensaio de interpretação sociológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p629Resumo
O objetivo do presente texto é abordar a profissionalização do Magistério no estado atual do campo educacional brasileiro. Submetem-se à análise o recrutamento, isto é, as condições de escolha desta específica ocupação; a formação inicial, quer dizer, os processos por meio dos quais são incorporadas as disposições físicas e cognitivas necessárias a esse ofício; e a formação continuada, ou seja, a reestruturação contínua dessas disposições. Define-se o exercício profissional como ação baseada em estratégias orientadas por objetivos, que pressupõem conhecimentos incorporados por meios garantidos e institucionalmente legitimados, e, além disso, como ação orientada por uma ética capaz de regular os padrões de comportamento quando do exercício das atividades profissio- nais. Parte-se da proposição segundo a qual a oposição entre “realização cognitiva” e “realização moral” comanda o recruta- mento de docentes e, sob muitos aspectos, condiciona os caminhos da profissionalização. Uma vez confrontada com outro índice, o rendimento propriamente escolar dos agentes, a oposição mencionada permite esclarecer o quadro do
recrutamento atual para o ingresso na profissão docente, sobretudo em seus postos mais inferiores, o do Magistério da Educação Infantil, e torna possível compreender os desdobramentos subsequentes da profissionalização, nas modalidades de formação inicial e continuada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.