Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia

António Magalhães

Resumo


A partir de um exercício de prospectiva efectuado pelo CHEPS, este artigo discute a cartografi a dos cenários futuros e dos presentes dilemas do ensino superior (ES) europeu. Trata-se de contribuir para a discussão da gestão política de sistemas massificados, da própria natureza do ES e de fazer assentar a agência dos actores envolvidos numa base que relativiza a assunção de que não há alternativas. O objectivo não é promover uma grande narrativa que prescreva um caminho privilegiado para o desenvolvimento do ES, mas, antes, identifi car posições e contribuir para o debate em torno das escolhas com que este se confronta.

Palavras-chave


Ensino superior; Educação Prospectiva; Políticas do ensino superior

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p623



Direitos autorais 2012 António Magalhães

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.