Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia

Autores

  • António Magalhães Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p623

Resumo

A partir de um exercício de prospectiva efectuado pelo CHEPS, este artigo discute a cartografi a dos cenários futuros e dos presentes dilemas do ensino superior (ES) europeu. Trata-se de contribuir para a discussão da gestão política de sistemas massificados, da própria natureza do ES e de fazer assentar a agência dos actores envolvidos numa base que relativiza a assunção de que não há alternativas. O objectivo não é promover uma grande narrativa que prescreva um caminho privilegiado para o desenvolvimento do ES, mas, antes, identifi car posições e contribuir para o debate em torno das escolhas com que este se confronta.

Biografia do Autor

António Magalhães, Universidade do Porto

Doutor em Sociologia Política da Educação pelo Center for Higher Education Policy Studies, Universidade de Twente, Holanda. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação e Políticas de Ensino Superior (CIPES).

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Magalhães, A. (2011). Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia. Perspectiva, 29(2), 623–647. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p623