Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia

Autor/innen

  • António Magalhães Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p623

Abstract

A partir de um exercício de prospectiva efectuado pelo CHEPS, este artigo discute a cartografi a dos cenários futuros e dos presentes dilemas do ensino superior (ES) europeu. Trata-se de contribuir para a discussão da gestão política de sistemas massificados, da própria natureza do ES e de fazer assentar a agência dos actores envolvidos numa base que relativiza a assunção de que não há alternativas. O objectivo não é promover uma grande narrativa que prescreva um caminho privilegiado para o desenvolvimento do ES, mas, antes, identifi car posições e contribuir para o debate em torno das escolhas com que este se confronta.

Autor/innen-Biografie

António Magalhães, Universidade do Porto

Doutor em Sociologia Política da Educação pelo Center for Higher Education Policy Studies, Universidade de Twente, Holanda. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação e Políticas de Ensino Superior (CIPES).

Veröffentlicht

2011-06-27

Zitationsvorschlag

Magalhães, A. (2011). Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia. Perspectiva, 29(2), 623–647. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p623