Educação ambiental corporativa para crianças: analisando a animação Peixonauta do Discovery Kids
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p371Resumo
A partir da análise da série Peixonauta, desenho animado que integra a programação docanal de TV por assinatura Discovery Kids, vinculado ao grupo Discovery Channel,buscamos destacar como algumas problemáticas ambientais são apresentadas às crianças, bem como discutir como são delineadas, nesta série, algumas identidades preservacionistas. A animação Peixonauta dá destaque a questões ambientais: introdução de espécies exóticas e domésticas na natureza, e o modo como essa prática afeta o meio ambiente; poluição das águas, solo e ar; e certos fenômenos naturais. Realizado na intersecção da Educação, da Educação Ambiental, dos Estudos Culturaise dos Estudos de Mídia, este estudo problematiza o modo como este desenho ensina quais ações e quais problemas devem ser considerados relativamente aos chamados ambientes naturais. O corpus analítico compõe-se de 30 episódios que evidenciam quatro temáticas ambientais: a) reciclagem de materiais; b) introdução de espécies exóticas; c) poluição; d) mudanças climáticas e problemas associados. Os resultados sugerem que o Discovery Kids prática uma espécie de “Educação Ambiental corporativa” ao introduzir e valer-se de temas “verdes” em sua programação. Em Peixonauta, tal intenção fica evidenciada. Algumas personagens representam sujeitos a serem conscientizados ambientalmente; outros ensinam o que é ser “ambientalmente responsável”. Há, também, os que detêm conhecimentos legitimados. Além disso, a tecnologia é colocada em destaque como meio seguro e rápido para a solução dos problemas ambientais. Mas, ao mesmo tempo, ao simplificar o encontro de soluções, a série operaria na direção da naturalização/banalização dos problemas ambientais, provocando o seu apagamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.