A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p573Resumo
No presente trabalho, tematiza-se o processo de constituição da escrita escolar emobjeto de pesquisa de investigações acadêmicas. O material de análise foi produzidoem programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Observaram-se as basessemânticas dos discursos sobre ensino de Língua Portuguesa que se constituíram nadécada de 80 do século XX. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesse momentose caracterizariam por considerar a organização textual do escrito, produzido emcontexto de ensino, em função de oposições resultantes de diferenças linguísticas e/ousociais. Tais diferenças se representariam pela contraposição entre fatos de oralidade efatos de escrita. As características dos textos produzidos na escola decorreriam, de umlado, de os alunos não terem conhecimentos sobre a modalidade escrita e, de outro, deas condições de produção do texto na escola não serem autênticas. No tratamento emcontraste de elementos associados a condições internas e a condições externas à escola,os fatores de textualidade se posicionam como índices discursivos para o pesquisadorem seu trabalho de constituição da escrita escolar em objeto de análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.