A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p573Abstract
No presente trabalho, tematiza-se o processo de constituição da escrita escolar emobjeto de pesquisa de investigações acadêmicas. O material de análise foi produzidoem programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Observaram-se as basessemânticas dos discursos sobre ensino de Língua Portuguesa que se constituíram nadécada de 80 do século XX. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesse momentose caracterizariam por considerar a organização textual do escrito, produzido emcontexto de ensino, em função de oposições resultantes de diferenças linguísticas e/ousociais. Tais diferenças se representariam pela contraposição entre fatos de oralidade efatos de escrita. As características dos textos produzidos na escola decorreriam, de umlado, de os alunos não terem conhecimentos sobre a modalidade escrita e, de outro, deas condições de produção do texto na escola não serem autênticas. No tratamento emcontraste de elementos associados a condições internas e a condições externas à escola,os fatores de textualidade se posicionam como índices discursivos para o pesquisadorem seu trabalho de constituição da escrita escolar em objeto de análise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.