A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas

Autor/innen

  • Émerson de Pietri Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p573

Abstract

No presente trabalho, tematiza-se o processo de constituição da escrita escolar emobjeto de pesquisa de investigações acadêmicas. O material de análise foi produzidoem programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Observaram-se as basessemânticas dos discursos sobre ensino de Língua Portuguesa que se constituíram nadécada de 80 do século XX. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesse momentose caracterizariam por considerar a organização textual do escrito, produzido emcontexto de ensino, em função de oposições resultantes de diferenças linguísticas e/ousociais. Tais diferenças se representariam pela contraposição entre fatos de oralidade efatos de escrita. As características dos textos produzidos na escola decorreriam, de umlado, de os alunos não terem conhecimentos sobre a modalidade escrita e, de outro, deas condições de produção do texto na escola não serem autênticas. No tratamento emcontraste de elementos associados a condições internas e a condições externas à escola,os fatores de textualidade se posicionam como índices discursivos para o pesquisadorem seu trabalho de constituição da escrita escolar em objeto de análise.

Autor/innen-Biografie

Émerson de Pietri, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Veröffentlicht

2012-11-30

Zitationsvorschlag

de Pietri, Émerson. (2012). A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas. Perspectiva, 30(2), 573–602. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p573

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Demanda Contínua