Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais

Autores

  • Marisa Ribeiro Teixeira Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p683

Palavras-chave:

Tendências de política educacional, Encontros nacionais de planejamento, Desenvolvimento socioeconômico

Resumo

Na atualidade, o debate em torno do desenvolvimento brasileiro é adjetivado como qualificativo de “social” em diversos documentos. Este artigo, mediante a análisede conteúdo de obras clássicas de Sociologia Educacional no País, estuda como searticulou o binômio “educação e desenvolvimento”. A pesquisa, após sintetizar asproposições sociológicas dos períodos anteriores, analisa três aspectos sobre Educaçãoe Desenvolvimento, presentes no documento final da Conferência Nacional deEducação – CONAE, realizada no Brasil em 2010. Participaram da Conferênciaaproximadamente 5.000 educadores de diferentes regiões do País, sob a coordenaçãodo Ministério da Educação. E seu documento final apresenta proposições para aelaboração da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação. O diagnóstico sobreo desenvolvimento do País constante no documento final da CONAE, e as funçõesatribuídas às instituições educacionais e aos modos de planejamento subjacentessão analisados à luz da sociologia das regulações sociais. O estudo conclui expondovertentes analíticas esquecidas no documento da Conferência e orientador do PlanoNacional da Educação.

Biografia do Autor

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof associada do Departamento de Adminsitração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora do grupo de pesquisa de Política e administração de sistema de ensino

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Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua