Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais

Autores/as

  • Marisa Ribeiro Teixeira Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p683

Resumen

Na atualidade, o debate em torno do desenvolvimento brasileiro é adjetivado como qualificativo de “social” em diversos documentos. Este artigo, mediante a análisede conteúdo de obras clássicas de Sociologia Educacional no País, estuda como searticulou o binômio “educação e desenvolvimento”. A pesquisa, após sintetizar asproposições sociológicas dos períodos anteriores, analisa três aspectos sobre Educaçãoe Desenvolvimento, presentes no documento final da Conferência Nacional deEducação – CONAE, realizada no Brasil em 2010. Participaram da Conferênciaaproximadamente 5.000 educadores de diferentes regiões do País, sob a coordenaçãodo Ministério da Educação. E seu documento final apresenta proposições para aelaboração da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação. O diagnóstico sobreo desenvolvimento do País constante no documento final da CONAE, e as funçõesatribuídas às instituições educacionais e aos modos de planejamento subjacentessão analisados à luz da sociologia das regulações sociais. O estudo conclui expondovertentes analíticas esquecidas no documento da Conferência e orientador do PlanoNacional da Educação.

Biografía del autor/a

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof associada do Departamento de Adminsitração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora do grupo de pesquisa de Política e administração de sistema de ensino

Publicado

2012-11-30

Cómo citar

Ribeiro Teixeira Duarte, M. (2012). Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais. Perspectiva, 30(2), 683–718. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p683

Número

Sección

Artículo en la demanda continua