Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p683Abstract
Na atualidade, o debate em torno do desenvolvimento brasileiro é adjetivado como qualificativo de “social” em diversos documentos. Este artigo, mediante a análisede conteúdo de obras clássicas de Sociologia Educacional no País, estuda como searticulou o binômio “educação e desenvolvimento”. A pesquisa, após sintetizar asproposições sociológicas dos períodos anteriores, analisa três aspectos sobre Educaçãoe Desenvolvimento, presentes no documento final da Conferência Nacional deEducação – CONAE, realizada no Brasil em 2010. Participaram da Conferênciaaproximadamente 5.000 educadores de diferentes regiões do País, sob a coordenaçãodo Ministério da Educação. E seu documento final apresenta proposições para aelaboração da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação. O diagnóstico sobreo desenvolvimento do País constante no documento final da CONAE, e as funçõesatribuídas às instituições educacionais e aos modos de planejamento subjacentessão analisados à luz da sociologia das regulações sociais. O estudo conclui expondovertentes analíticas esquecidas no documento da Conferência e orientador do PlanoNacional da Educação.
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