O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1045Resumo
Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada deprofessores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de SantaMaria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental,e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicamque o momento de formação continuada de professores da escola investigada ficasecundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia daescola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo.Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choquede diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmotempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista deProdução, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, dodiálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.