O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?

Autores

  • Daniele Rorato Sagrillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Sueli Menezes Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Clarice Zientarski Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1045

Resumo

Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada deprofessores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de SantaMaria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental,e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicamque o momento de formação continuada de professores da escola investigada ficasecundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia daescola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo.Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choquede diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmotempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista deProdução, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, dodiálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.

Biografia do Autor

Daniele Rorato Sagrillo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação/UNICAMP/SP. Professora da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Administração Escolar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM

Clarice Zientarski, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Sagrillo, D. R., Pereira, S. M., & Zientarski, C. (2012). O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?. Perspectiva, 30(3), 1045–1072. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1045

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua