O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1045Abstract
Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada deprofessores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de SantaMaria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental,e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicamque o momento de formação continuada de professores da escola investigada ficasecundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia daescola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo.Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choquede diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmotempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista deProdução, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, dodiálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.