Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p771Resumo
O século XX assistiu a quebra de referências que ancoravam o mundo social, a transição paradigmática demandou olhar em revista das questões relacionadas ao homem, sociedade, ciência, arte. Nessa perspectiva, traçamos o objetivo deste trabalho: refletir acerca da Literatura Infantil, enquanto fenômeno que se constitui na tensão dialética – Literatura/Educação. Focamos dois momentos da história da civilização ocidental: o da associação da literatura ao processo educacional, com a inscrição da criança nasociedade, e a contemporaneidade, época em que a literatura infantil revigora o jogoliterário, redimensionando processos de formação dos jovens leitores. As articulações aqui presentes constituem sínteses do percurso de docência e pesquisa na USP em Estudos Comparados e Literatura Infantil/Juvenil. Investigação que aprofunda estudos do nosso mestrado e doutorado sobre a formação do pensamento moderno, a dinâmica de construção de conceitos que engendram a práxis educativa e as céleres transformações que motivam releituras. Dentre estas, a do problema da escola em razão de um novo leitor que opera atos de leitura no interfluxo de redes virtuais, com múltiplos códigos, linguagens, e franco acesso à complexidade das questões sociais. As novas gerações vivenciam a mudança paradigmática intensamente, motivo peloqual a Educação não pode se distanciar dos questionamentos que envolvem as rápidas transformações. Sinalizamos com obra de Ângela Lago (2006) como criativamente aliteratura contemporânea para crianças e jovens reflete a complexidade que vivemos,constituindo-se em forte aliada à educação para o acesso ao conhecimento do real e apossibilidade de adoção de uma práxis mais crítica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.