Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p771Abstract
O século XX assistiu a quebra de referências que ancoravam o mundo social, a transição paradigmática demandou olhar em revista das questões relacionadas ao homem, sociedade, ciência, arte. Nessa perspectiva, traçamos o objetivo deste trabalho: refletir acerca da Literatura Infantil, enquanto fenômeno que se constitui na tensão dialética – Literatura/Educação. Focamos dois momentos da história da civilização ocidental: o da associação da literatura ao processo educacional, com a inscrição da criança nasociedade, e a contemporaneidade, época em que a literatura infantil revigora o jogoliterário, redimensionando processos de formação dos jovens leitores. As articulações aqui presentes constituem sínteses do percurso de docência e pesquisa na USP em Estudos Comparados e Literatura Infantil/Juvenil. Investigação que aprofunda estudos do nosso mestrado e doutorado sobre a formação do pensamento moderno, a dinâmica de construção de conceitos que engendram a práxis educativa e as céleres transformações que motivam releituras. Dentre estas, a do problema da escola em razão de um novo leitor que opera atos de leitura no interfluxo de redes virtuais, com múltiplos códigos, linguagens, e franco acesso à complexidade das questões sociais. As novas gerações vivenciam a mudança paradigmática intensamente, motivo peloqual a Educação não pode se distanciar dos questionamentos que envolvem as rápidas transformações. Sinalizamos com obra de Ângela Lago (2006) como criativamente aliteratura contemporânea para crianças e jovens reflete a complexidade que vivemos,constituindo-se em forte aliada à educação para o acesso ao conhecimento do real e apossibilidade de adoção de uma práxis mais crítica.Downloads
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