As teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária

Celi Nelza Zulke Taffarel

Resumo


O artigo apresenta os principais problemas educacionais do Brasil e suas possíveis soluções, na forma de cinco teses. Essas teses foram identifi cadas após análise da bibliografia pertinente. As teses foram expostas para expressar o conteúdo atual da lutade classes. A conclusão que chegamos é que a função social da escola está em disputa,bem como os rumos da organização dos trabalhadores em educação, sua formação, remuneração, assistência, saúde, previdência. Está em disputa a compreensão do trabalho socialmente útil como princípio educativo e o financiamento da educação. Por fim, são apresentadas as táticas no campo da revolução permanente, ou seja, astáticas para a luta de curto, médio e longo prazo da classe trabalhadora para superarestrategicamente o capitalismo.


Palavras-chave


Educação; Consciência de classe; Revolução

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p137



Direitos autorais 2013 Celi Nelza Zulke Taffarel

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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