As teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p137

Resumo

O artigo apresenta os principais problemas educacionais do Brasil e suas possíveis soluções, na forma de cinco teses. Essas teses foram identifi cadas após análise da bibliografia pertinente. As teses foram expostas para expressar o conteúdo atual da lutade classes. A conclusão que chegamos é que a função social da escola está em disputa,bem como os rumos da organização dos trabalhadores em educação, sua formação, remuneração, assistência, saúde, previdência. Está em disputa a compreensão do trabalho socialmente útil como princípio educativo e o financiamento da educação. Por fim, são apresentadas as táticas no campo da revolução permanente, ou seja, astáticas para a luta de curto, médio e longo prazo da classe trabalhadora para superarestrategicamente o capitalismo.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Professora Dra. Titular FACED/UFBA. Pesquisadora Nível 1 CNPq.

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Publicado

2013-04-04

Como Citar

Taffarel, C. N. Z. (2013). As teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária. Perspectiva, 31(1), 137–166. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p137

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos