A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor

Autores

  • Karin Patricia da Silva Universidade São Judas Tadeu
  • Virginia Pereira Cegato Bertomeu Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • João Vicente Cegato Bertomeu Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p257

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar a respeito da utilização consciente das imagens na Documentação Pedagógica. Procurou-se situar a visão da Pedagogia e da Comunicação em relação ao uso de imagens, considerando a intersecção dessas áreas, com o intuito de estabelecer um diálogo potente entre o produtor de imagens e o espectador. Foi apresentada uma prática desenvolvida através de estudo de caso e, com base nessa experiência, foram apontadas as novas tendências de inovação sobre a prática do registro reflexivo do professor, procurando compreender o processo de construção da imagem como elemento de comunicação presente na educação e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas em salas de aula e nos processos educacionais.

Biografia do Autor

João Vicente Cegato Bertomeu, Universidade Federal de São Paulo

SEAD UAB - Secretaria de EAD Universidade Aberta do Brasil UNIFESP

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Silva, K. P. da, Bertomeu, V. P. C., & Bertomeu, J. V. C. (2014). A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor. Perspectiva, 32(1), 257–284. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p257