Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História

Autores

  • Roseli Inês Hickmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Isabel Dalla Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Luísa Merino de Freitas Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p999

Palavras-chave:

Inclusão, Aprendizagem, Ensino de Histótia

Resumo

O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signi! cativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoras-pesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignificadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.

Biografia do Autor

Roseli Inês Hickmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maria Isabel Dalla Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS).

Maria Luísa Merino de Freitas Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora convidada da Faculdade de Educação daUniversidade Federal do RioGrande do Sul (UFGRS).

Downloads

Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua