Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador

Autores

  • Íris Susana Pires Pereira Universidade do Minho
  • Fernanda Leopoldina Viana Universidade do Minho
  • Cristina Vieira da Silva Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p231

Resumo

Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.

Biografia do Autor

Íris Susana Pires Pereira, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Durante a realização deste trabalho, a autora beneficiou-se de uma Bolsa de Licença Sabática (SFRH/BSAB/1440/2014), atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal.

Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal.

Cristina Vieira da Silva, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professora do Departamento de Formação em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Paula
Frassinetti, em Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Pires Pereira, Íris S., Viana, F. L., & Vieira da Silva, C. (2015). Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Perspectiva, 33(1), 231–259. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p231

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem