Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade

Autores

  • Celia Abicalil Belmiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Zélia Versiani Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mônica Correia Baptista Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.

Biografia do Autor

Celia Abicalil Belmiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Zélia Versiani Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Abicalil Belmiro, C., Versiani Machado, M. Z., & Correia Baptista, M. (2015). Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade. Perspectiva, 33(1), 97–118. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)