Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças

Autores

  • Celia Abicalil Belmiro Faculdade de Educação -Universidade federal de Minas Gerais
  • Tatyane Andrade Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p151

Resumo

Os livros de literatura para crianças vêm atraindo, cada vez mais, o olhar de estudiosos e especialistas, tendo em vista a sofisticação que tal produção tem apresentado. Destaca-se, por exemplo, a presença de características da literatura considerada pós-moderna, em especial a metaficção, que desconstrói a ilusão do texto como relato do real e evidencia o seu caráter ficcional. Ao voltar-se para o processo de criação do texto literário, a metaficção expõe seu inacabamento e intima o leitor a participar ativamente de sua construção, exigindo competências diversificadas de leitura. No livro ilustrado contemporâneo, objeto que se consolida no entretecer de diferentes linguagens, as possibilidades narrativas são exploradas ao máximo, tanto no nível verbal e visual quanto na sua própria materialidade, e diferentes recursos são utilizados no intuito de evidenciar, não apenas o texto, mas o próprio objeto livro como invenção. Desse modo, tomando como base os estudos sobre o conceito de metaficção, este artigo propõe observar como são construídas as narrativas metaficcionais em livros ilustrados e que sentidos produzem nas articulações entre as diferentes linguagens. Assim, este texto pretende sinalizar, ainda, algumas possibilidades de formação de um leitor mais crítico e competente que tais narrativas oferecem. As obras selecionadas para análise pertencem, em grande parte, ao acervo da “Bebeteca”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ao acervo de literatura infantil e juvenil do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/CEALE), uma vez que é constituído, também, por um volume substancioso de obras analisadas para premiações nacionais.

Biografia do Autor

Celia Abicalil Belmiro, Faculdade de Educação -Universidade federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técncias de Ensino

Setor de Linguagens

Tatyane Andrade Almeida

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da rede municipal de educação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - MG

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Abicalil Belmiro, C., & Andrade Almeida, T. (2018). Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças. Perspectiva, 36(1), 151–171. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p151

Edição

Seção

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância