Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores

Autores

  • Marilda de Oliveira Costa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p641

Resumo

Este artigo é parte de estudos realizados no mestrado em educação e tem por objetivo discutir a concepção de educação apresentada no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Terra desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso entre 1999 e 2003 e aquela difundida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Objetiva, ainda, analisar de que forma se estabeleceu a parceria com a universidade na realização do curso Pedagogia da Terra. É um estudo de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores da política, aos docentes e a estudantes. Os materiais analisados mostram que a concepção de educação difundida no curso foi objeto de tensionamentos, embates e fortes enfrentamentos entre a universidade e o movimento social. Havia dois projetos em disputa, e cada um difundia concepções de educação e sociedade muito distintas. Por fim, constatou-se que o trabalho educativo dos movimentos vai além da base curricular tida como oficial e que, por mais que exista interação entre saberes dos movimentos e da universidade, os conflitos tenderão a aparecer, pois os projetos educativos de uma e de outra parte não coincidem e, por vezes, se antagonizam.

Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Costa, M. de O. (2015). Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores. Perspectiva, 33(2), 641–664. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p641