Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual

Autores

  • Isabelle Fiorelli Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p707

Resumo

Este artigo esboça uma evolução histórica das pesquisas em efetividade escolar, abarcando as noções de efeito-escola e escola eficaz, pois tais noções foram construídas historicamente e compõem a evolução e a adoção desse conceito a partir dos anos de 1980 quando se inicia a investida neoliberal nas reformas dos sistemas de ensino. Dessa forma, objetiva-se apresentar o processo de evolução, mutação e adaptação de tal paradigma a cada contexto político-econômico até sua última forma no contexto globalizado e neoliberal. Para tanto, utiliza-se exaustiva revisão bibliográfica tendo como categorias de análise a escola eficaz e o efeito-escola, os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade, e a aplicação de tais conceitos na reforma da política educacional engendrada nos anos de 1980 e 1990. Conclui-se que o paradigma da escola eficaz evoluiu e no contexto atual se materializa nas “políticas de resultados”, “políticas de performance” ou “políticas de evidências” que deflagra uma visão estreita e mecânica dos processos educativos.

Biografia do Autor

Isabelle Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Silva, I. F. (2015). Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual. Perspectiva, 33(2), 707–738. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p707